Esta semana o Facebook voltou a realizar a F8, sua famosa conferência para desenvolvedores que não acontecia há 3 anos. O retorno do evento, como não podia deixar de ser, foi grandioso, já que o Facebook de hoje consegue ser incrivelmente muito maior do que o gigante que era há 3 anos.
Se no último evento, a grande novidade foi a timeline, desta vez tudo apontava para o discurso de Zuckerberg, que quer transformar cada vez mais a rede social em uma plataforma que transita facilmente por outros sistemas, como iOS, Windows Phone, Android, web, e o que mais for necessário.
O TechCrunch, que acompanhou o evento in loco, fez um ótimo resumo do que apareceu por lá. E nós trazemos aqui para vocês também. Confira:
Facebook Audience Network
Algo que ajudará o Facebook ganhar ainda mais dinheiro. A ideia é levar os anunciantes da rede social aos aplicativos que também utilizam os dados e a plataforma do Facebook.
Com isso, a rede social e seus anunciantes conseguem expandir drasticamente a audiência a ser impactada, ao levar publicidade pra apps de terceiros.
Autofill With Facebook
Parceria da rede social com a empresa Ecwid para ajudar comerciantes se integrarem com recurso que facilita o processo do usuário ao colocar informações de cartão de crédito.
Login Anônimo
Provavelmente uma das novidades mais quentes do evento. Quando um aplicativo sugerir ao usuário fazer login pelo Facebook, ele poderá fazer isso de forma anônima, sem compartilhar os dados, para ter acesso a alguns recursos do app e decidir se vale abrir suas informações para ele.
É claro que o recurso, além de permitir o usuário fazer apenas um teste, também não é exatamente anônimo, já que o Facebook continuará a ver o que o usuário está fazendo.
Parando de compartilhar dados demais
Ainda mostrando uma certa preocupação com os dados dos usuários, o Facebook decidiu parar de ceder certos tipos de informações com aplicativos de terceiros.
Além disso, quando os aplicativos pedirem para ter acesso a algumas informações do usuário, ele terá que ser mais específico sobre o que exatamente está pedindo.
Garantia de funcionamento de 2 anos de uma API
Para conquistar melhor a confiança dos desenvolvedores, o Facebook agora dá uma garantia de que as principais APIs dele terão suporte por, no mínimo, dois anos – evitando que trabalho de terceiros seja desperdiçado em algo que pode facilmente ser descontinuado.
FbStart
Programa que dará a startups US$ 30 mil em serviços do Facebook e mais 11 empresas. Saiba mais aqui.
Botão Like Mobile
O famoso botão like, que agora pode ser embedado em aplicativos. Também há botões embedáveis para o chat de mensagens do Facebook.
AppLinks.Org
Um projeto open-source bem interessante para desenvolver um sistema de hiperlinks entre os aplicativos. Hoje, muitas vezes quando clicamos em um link do Facebook no celular, por exemplo, somos direcionados para uma versão da rede social no browser, onde é necessário fazer login novamente. A ideia aqui é unir desenvolvedores para acabar com isso.
APIs de visualização para a mídia
Assim como o Twitter, o Facebook tem se esforçado para conquistar os usuários interessados no conceito de segunda-tela. Para alavancar sua popularidade no quesito, a rede criou uma API para que canais de televisão saibam, por exemplo, quantas pessoas estão falando sobre determinado tema no Facebook.
Internet.Org Lab
O Facebook e a Ericsson inauguraram o primeiro espaço físico do Internet.Org, órgão que tentará democratizar a internet levando-a principalmente para países emergentes.
DisplayNode
Por fim, o Facebook também anunciou que em breve disponibilizará a tecnologia DisplayNode, utilizada em seu app Paper, que faz as animações ficarem mais fluídas.