Por Jessica Lopes
No último final de semana de abril ocorreu na Fundação Getúlio Vargas e na Escola São Paulo a quarta edição da Virada Empreendedora. O evento acontece anualmente e é realizado por Ana Lúcia Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora. A virada reuniu 24 horas de programação distribuída em sete arenas com o tema “Por um Brasil mais empreendedor”.
A primeira apresentação na Arena Inspiração foi da jornalista e empreendedora Ana Paula Padrão. Ela dividiu com o público sua trajetória pessoal e profissional a fim de levantar a discussão sobre o que é sucesso.
Ana nasceu em Brasília em 1965. Decidida a conhecer o mundo se formou em jornalismo e começou a trabalhar na Rádio Nacional de Brasília (RNB). Desde cedo mostrou audácia para ir onde ninguém tinha ido e força para continuar após ouvir o famoso “não”.
Em sua primeira entrevista, a jornalista ouviu que ela não tinha nenhum talento para televisão e que ela deveria desistir. Três meses depois ela recebeu uma proposta da TV Globo onde ficou 18 anos como jornalista, com feitos como ir quatro vezes ao Afeganistão.
“Se você está ouvindo muitos ‘não’, refaça sua estratégia!”, afirmou Ana. Segundo a jornalista, a definição de sucesso é pessoal, porém não há dúvidas que para atingi-lo é necessário preparo, trabalho duro e perseverança. “Acredite no seu potencial e na sua capacidade de sucesso, mesmo que para outros o sucesso não exista”.
Ana começou a empreender quando assumiu um novo desafio no canal SBT. Hoje, a empresa é referência em comunicação interna corporativa. A jornalista também é fundadora do portal Tempo de Mulher.
Ela encerrou sua apresentação trazendo o sucesso e a superação do empreendedorismo feminino. Das mulheres empreendedoras que acreditam em seu trabalho, em seu potencial, na sua capacidade e buscam transformar a própria vida e a vida das pessoas ao seu redor.
A Virada Empreendedora já faz parte do calendário de eventos de alto impacto no Brasil. As palestras e apresentações da Virada Empreendedora foram ao ar ao vivo através do site do evento. A inscrição custava R$ 98.
* Jessica Lopes é formada em Administração, tem experiência com projetos, estratégia e novos negócios. É apaixonada por inovação, economia criativa e empreendedorismo. Acredita que novas idéias podem solucionar problemas antigos e que mulheres são a chave do futuro.