Uma startup de Brasília tenta resolver um dos maiores problemas brasileiros, diminuir a enorme quantidade de processos tramitando na justiça, com a plataforma Conciliador Virtual. Dos empreendedores Edson Lek Hong Ma, Waldemar Osmala, Jonas Guedes, Guilherme Brandão, Eduardo Pereira, a ideia surgiu durante o Desarrollando America Latina, no Chile, em 2013, e a partir de entrevistas com o Juiz Federal Dr. Tarsis Lima e Marcelo Girardi, coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
O sistema funciona como um facilitador de acordos que utiliza a tecnologia para incentivar o diálogo entre as partes envolvidas. Em suma, evitar que lides se tornem litígios. A plataforma é interessante para as partes porque oferece um sistema online para a solução de disputas reais. Por meio da participação de um conciliador à distância, as partes são convidadas a um diálogo não-adversarial que busca soluções benéficas para ambos. O resultado é um acordo assinado pelas partes que pode ser homologado por um juiz competente ou ser transformado em um contrato para assim garantir a execução do acordo e o resultado da conciliação.
Para o Estado também há vantagens. “Com o conciliador podemos não gerar processo no judiciário que demoraria de dois a oito anos e teria um custo”, conclui Osmala. “Fizemos testes com conciliadores reais e problemas fictícios. Agora estamos fazendo parceria com uma universidade de Brasília para os alunos de direito utilizarem a plataforma para fazerem conciliações reais. No futuro, a mediação vai ser o meio mais comum, por ser mais rápida e fácil”, explica o empreendedor.
O plano dos empreendedores, diz Osmala, é deixar apenas problemas inconciliáveis para o judiciário e tirar de lá problemas que podem ser resolvidos com acordo entre as partes. “Estamos validando nosso modelo ainda, mas a ideia é que sejamos uma plataforma do governo”, afirma Osmala, um dos fundadores do projeto.
O Conciliador Virtual foi premiado em duas competições: o Desarrollando America Latina 2013 (DAL 2013), uma competição regional, em formato de hackathon, realizada simultaneamente em países da América Latina que fomenta o empreendedorismo de impacto social (nesta levou o 1º lugar) e também ganhou o 2º lugar na Socialab, uma aceleradora de negócios sociais, que analisou os vencedores do DAL 2013 e selecionaram o Conciliador para receber mentoria e assessoramento.
Osmala anuncia que depois de muitos testes e desenvolvimento, eles devem colocar a plataforma no ar para o público em geral no início de maio.