A startup desenvolvida pelos três engenheiros Francisco Couto, Fábio Couto e Flávio Lacerda quer mudar o setor imobiliário com dois portais: Corretor Vip e Imóvel Vip. O primeiro voltado para profissionais. O segundo voltado para clientes.
A inovação, diz Couto, está justamente no portal, que dá todas as informações para o profissional e permite que ele faça uma página só dele. Além disso, o software de integração com as incorporadoras permite que os corretores saibam, em tempo real, todas as atualizações de preços e detalhes dos imóveis. Hoje a empresa tem dois mil corretores cadastrados.
Os clientes do Imóvel Vip, tem por outro lado uma busca facilitada com geolocalização. Em entrevista via email, Fábio Couto explica que eles tem uma plataforma diferenciada para corretores. “Os próprios corretores convidam uns aos outros. São eles que fazem a divulgação do site. Para ter acesso à plataforma, o corretor precisa ter CRECI e precisa ter sido convidado por alguém que já esteja dentro”, diz. Cada corretor tem um login e senha.
A plataforma hoje só funciona no Rio de Janeiro, mas Couto diz que começa a operar em abril em São Paulo. Hoje são cerca de sete mil imóveis cadastrados e os corretores podem cadastrar imóveis de qualquer preço em suas páginas pessoais na plataforma.
Couto diz que a Corretor Vip não é um portal vertical de imóveis como o VivaReal, ImovelWeb ou o ZAP. “Estes portais vendem planos e/ou anúncios, nosso modelo de receita é outro. Somos clientes dos portais verticais de anúncios imobiliários. Como qualquer imobiliária, nosso objetivo é vender os imóveis e para tal, anunciamos fortemente nas mídias digitais que atuam em nosso segmento. Os imóveis à venda em nosso portal são trazidos pelos próprios corretores. Tais imóveis precisam ter autorização de venda para serem anunciados”, afirma.
A plataforma promete maior visibilidade dos imóveis. Como? “Nosso grupo possui características raras no mercado imobiliário nacional. Juntamos pessoas com mais de 30 anos de experiência no mercado de imóveis com outras que já fundaram mais de 20 empresas de tecnologia (grandes e médias) no Brasil. Usamos esta bagagem e know how para criar ferramentas que maximizam a exposição dos imóveis”, responde Couto.
O empreendedor também afirma que a empresa recebeu aportes de dez investidores anjos e de um SuperAnjo, mas diz não poder divulgar os nomes dos investidores, nem os valores.
De olho no futuro, Couto lista os próximos passos da empresa e não poupa adjetivos:
“1) Estamos lançando o MercadoVIP, uma ferramenta que vai revolucionar o mercado imobiliário e a vida dos corretores.
2) Vamos começar a operar em SP (e possivelmente em outros mercados também).
3) Vamos colocar no mercado uma nova tecnologia para busca de imóveis. Sem precedente ou paralelos.
4) Estamos focados em conseguir aumentar o número de corretores, de imóveis em nossos portais e de clientes que nos procuram.
5) Vamos continuar inovando e desenvolvendo novas tecnologias que vão ajudar os corretores a vender mais e mais rápido.”
O jeito é esperar e torcer.