A Wayra, iniciativa global da Telefônica para apoio e promoção de startups tecnológicas, recebeu esta semana cinco novas empresas para aceleração na academia, em São Paulo. Estão agora sediadas na academia as empresas Spumenews, que desenvolve um serviço agregador de notícias para entendimento de textos por meio de algoritmos; a ProRadis, de tecnologia e saúde; e a Sabe Sim, que criou uma plataforma colaborativa para gestão de documentos. Os projetos Codifique, plataforma de gestão de software, e a 00K, de comércio eletrônico, que já tinham sido apresentados após o final da Wayra Week 2013, também fazem parte desse novo grupo, que terá 10 meses para se desenvolver.
Pouco mais de dois anos após sua chegada ao Brasil, já foram acelerados mais de 30 projetos inovadores na Wayra. Além disso, neste ano, a academia está novamente entre as 12 aceleradoras selecionadas para o ciclo 2014 do programa Start-Up Brasil, do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Start-Up Brasil
As startups BovControl, de coleta de dados de pecuária, e Reglare, voltada para automação de processos, que já tinham sido aceleradas pela Wayra, estão voltando para a academia, pois foram aprovadas na última seleção do programa Start-Up Brasil. Em sua nova edição, o Start-Up Brasil irá escolher 100 startups em duas etapas, uma em cada semestre. Ao serem selecionadas, as empresas devem escolher as aceleradoras de sua preferência. O lançamento da primeira chamada do edital está marcado para 2 de abril, no evento Welcome Aboard, em São Paulo.