Ainda há muita gente que coloca nos currículos valores como “proativo, cuidadoso, pontual, etc”. Apesar de hoje a prática ser questionada por muitos RHs, é interessante que as empresas conheçam um pouco mais dos valores humanos de seus potenciais funcionários.
Para tentar dar credibilidade às palavras e virtudes de cada um, um grupo de empreendedores mineiros criou a Youlinked, uma rede social que valida os valores de cada um. Lá os usuários dizem quais são suas virtudes. Outros que também conhecem aquela pessoa vão até o perfil dela e dizem se aquilo realmente condiz com o que ela é ou não.
A ideia é particularmente interessante para empresas, que têm às mãos mais uma ferramenta para avaliar os candidatos. “Alguns dos ganhos esperados é a redução da rotatividade de pessoal nas organizações por encontrar as pessoas mais aderentes à suas cultura e também mapear a melhor colocação para seus colaboradores, inclusive trazendo à tona líderes e pessoas chaves para cargos estratégicos”, nos explica a equipe da Youlinked.
Eles afirmam ter aproximadamente quatro mil usuários. Fico curioso para saber se realmente muitas pessoas acreditam que seria útil e funcional colocar seus valores em uma rede voltada somente a isso. É interessante notar também uma certa proximidade ideológica com outra startup, a Love Mondays, em que os próprios funcionários avaliam — também anonimamente — a companhia em que trabalham.
No momento a rede trabalha para melhorar seus algoritmos e, no futuro, apresentar relatórios e conjuntos de dados dos valores de cada organização. Além disso, hoje o design do site é responsivo, mas, em breve, deverá ganhar versões em aplicativos. A empresa foi fundada por Luiz Marcelo (CEO), Marcelo Santiago (CTO), Bernardo Maestrini (presidente do conselho), Fabrízzio Condé (conselheiro) e Guilherme Seabra (conselheiro).
Eles afirmam que a rede, criada em 2012, é uma socidade anônima com 14 investidores. Segundo eles, já receberam aportes no total de R$ 2 milhões, sendo que R$ 1 milhão por um investidor anjo. Eles ainda procuram mais investimentos para pode escalar o projeto. Atualmente, sua base de desenvolvimento está sediada em Juíz de Fora, Minas Gerais.