[Conversão] É necessário mais do que propaganda para aumentar as vendas do ecommerce
Para aproveitar as oportunidades, os ecommerces necessitam constante atenção e boas ferramentas para auxiliar na conversão
- ● O potencial econômico do ecommerce no Brasil em 2014
- ● Etapas do processo de compra em um ecommerce
- ● Como melhorar a taxa de conversão de uma loja virtual
2014 promete ser o ano do ecommerce, com estimativa de faturamento 20% maior que 2013, que foi de R$ 28,5 bilhões, de acordo com a pesquisa WebShoppers da Ebit. Os motivos que tornam o ecommerce atrativo são os preços menores comparados com lojas físicas, variedade na oferta de produtos e maior parcelamento na compra, segundo Pesquisa Ibope “Processo de decisão de Compra: O caminho do consumidor” . Por consequência, a concorrência e competividade para diferenciação e atração de clientes é cada vez mais acirrada para as lojas de ecommerce. Estimase que há mais de 10 mil lojas virtuais no Brasil.
Para aproveitar essa oportunidades, as lojas virtuais realizam várias ações de atração. Entre elas, produção de conteúdo para redes sociais, anúncios, blogs, busca, entre outros. Mas chamar atenção para o ecommerce não garante sucesso nas vendas, sendo necessário observar outros aspectos como design, usabilidade, conteúdo e interatividade.
Uma maneira de conseguir sucesso é ter foco em conversão, que é a parte que se transforma um internauta em cliente. Para isso é necessário uma macro visão das etapas de compra.
Tudo começa com as campanhas, que têm o objetivo de chamar atenção do cliente. A segunda etapa (landing pages) é por onde entrarão os potenciais clientes. Na terceira etapa, temos as páginas que compõem micro informações que levam até um produto.
Todo esse trabalho para se chegar à quarta etapa, a da conversão, onde o pedido é confirmado e enviado para faturamento. Geralmente, se a pessoa está comprando pela primeira vez, há um formulário a ser preenchido, às vezes dividido em várias etapas é nesses momentos que o impulso de compra pode ser perdido.
As etapas de uma conversão fonte: imagem extraída do Portal do Ecommerce.
Conversão: menos etapas, menos conteúdo, mais lucros
De acordo com Carlos Eduardo Moura, diretor da unidade de negócios baseados em assinaturas da Superlógica, o mercado de ecommerce exije comodidade e praticidade como fatores de diferenciação. “Trabalhar cada vez mais com menos etapas é uma necessidade para o futuro do ecommerce”.
Atualmente no Brasil 65% das pessoas usam tablets e 34% smartphones para acessar sites de ecommerce, segundo o Ibope.
Tornar o processo de compras simples pode ser a diferença entre aumentar o faturamento ou perder o cliente. “Várias empresas vêm trabalhando na diminuição nas etapas de checkout, como Amazon, Livraria Saraiva, Submarino, entre outros”, completa Cêra.
Outro é a diminuição de informação. Muitas páginas de finalização de compras lotam de conteúdos e opções, uma página que deveria ter um foco, a compra. Desta forma, esse conteúdo a mais, desvia a atenção do cliente para o momento mais importante, o faturamento.Acompanhando a tendência do mercado, a Superlógica desenvolveu aplicativo One Step Checkout. O app é gratuito para o sistema de gestão Superlógica Assinaturas, voltado a empresas cujo modelo de negócios é baseado em recorrência.
O One Step Checkout consegue englobar em uma etapa todo processo de cadastro, opção de pagamento e escolha do plano. “O foco do nosso checkout é tornar agradável a etapa mais burocrática da compra, garantindo segurança para o ecommerce e prazer ao realizar compras”, afirma Cêra.
Sobre a Superlógica
A Superlógica é uma plataforma de gestão voltada para mercados verticais.
Atualmente a empresa atua em três mercados: gestão de assinaturas (Superlógica Assinaturas), condomínios (Superlógica Condomínios) e gestão financeira (Superlógica Financeiro), com futuros lançamentos no mercado imobiliário, educacional e empresas de