Aos poucos a cena gaúcha de empreendedorismo vai ganhando força. Parte da movimentação está sendo levada pela aceleradora Estarte.me, que, em aproximadamente nove meses de vida, já acelerou quatro startups.
Cada uma delas recebeu investimentos médio de R$ 20 mil, além de ajuda para criar condições de se definir no mercado. Maurício Centeno, sócio-fundador da empresa, lembra que “o maior valor que uma aceleradora pode oferecer é agregado ao networking, à mentoria e ao acompanhamento dos projetos”.
A Estarte.me nasceu em 2013, fruto da vontade de Centeno de empreender no mundo digital. “Vi que haviam pessoas me procurando para colaborar com suas empresas e, inicialmente, pensei em abrir uma consultoria. Mas me interessava mais por modelos que dependessem do sucesso das empreitadas, foi quando me deparei com o a ideia das aceleradoras”, conta o empreendedor.
Centeno se juntou então a um sócio-investidor (que prefere não se identificar) e passou a trabalhar junto com as startups gaúchas. Curiosamente, no mesmo ano sugiram outras quatro aceleradoras no Rio Grande do Sul. E o clima entre todos é de colaboração, segundo Centeno.
“As aceleradoras estão bastante unidas. Eu já visitei o espaço de outras e vice-versa. É engraçado que, naturalmente, o gaúcho é o oposto disso — ele não é muito colaborativo. Mas neste meio nós nos ajudamos bastante”, disse.
Além disso, Centeno defende que há muitas pessoas com vontade de empreender no Rio Grande do Sul. Ele admite que há um gap enorme em relação a estados como São Paulo, mas que tudo está mudando.
“Há um movimento grande acontecendo por aqui, com cursos acontecendo por todos os cantos. Há muita gente tentando vários empreendimentos. No ano passado falamos tranquilamente com mais de 100 projetos”, relata.
Quem quiser conhecer a aceleradora ou ser acelerado por eles, basta procurar o site oficial e entrar e apresentar a ideia.
Conheça as quatro startups aceleradas pela Estarte.me
É interessante notar os diferentes perfis das startups aceleradas. A primeira delas é o Prematuridade.com, site especializado em bebês prematuros. Quando o blog cresceu, acabou abrindo sua própria loja, com produtos especiais para os prematuros.
Outra startup que se destaca no guarda-chuva da Estarte.me é a Otus Game Studio, que já ganhou diversos prêmios. Seu próximo título, o Fragmentorum, deverá sair logo mais — ainda na primeira quinzena de janeiro.
Há também a CodeFreelas que, como o próprio nome sugere, é uma plataforma para profissionais de programação se conectarem a pessoas procurando pelos seus trabalhos.
E, por último, a MindPills, plataforma de estudo baseada na técnica de flashcards, também conhecida como cartões de memorização. Os aplicativos da MindPills ainda não estão no ar.