Os preços ao consumidor no comércio eletrônico apresentaram deflação de 9,6% entre janeiro e novembro deste ano. É o que aponta o Índice Fipe Buscapé, que está sendo lançado hoje para trazer a partir de agora, mês a mês, uma radiografia dos preços de mais de 1,3 milhão de produtos no e-commerce brasileiro.
Ainda de acordo com o Índice, a categoria que apresentou maior queda nos preços, de 21,8%, foi Fotografia, e a que registrou maior elevação, de 6,6%, foi Brinquedos e Games. Em termos reais, com o deflator Fipe Buscapé, o Índice indica também que o comércio eletrônico deverá crescer 39,1% em 2011 em relação ao ano passado. Desta forma será possível avaliar a partir de agora o crescimento real do e-commerce brasileiro.
Desenvolvido com metodologia da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a partir de uma análise detalhada de dados recolhidos do Buscapé (www.buscape.com.br), maior site de comparação de preços da América Latina, que tem 50 mil lojas listadas, o que representa praticamente todo e-commerce, e da e-bit (www.ebit.com.br), empresa especializada em informações de comércio eletrônico responsável por coletar a avaliação de consumidores em mais de 5 mil lojas em todo Brasil, o Índice Fipe Buscapé foi criado para atender o interesse de diversos públicos (varejistas, consumidores, imprensa, importadores, financiadoras, entre outros), que não tinham acesso a dados detalhados de preços praticados nas lojas online.
“Já há algum tempo tínhamos a intenção de criar um índice de preços ao consumidor na internet e, por isso, fomos buscar o apoio de uma instituição respeitada como a Fipe. Como temos uma base de dados extremamente representativa, tivemos o apoio total da Fundação. As compras no comércio eletrônico vêm crescendo fortemente nos últimos anos e estava mais do que na hora de criarmos um índice como este”, assinala Romero Rodrigues, presidente do Buscapé Company (www.buscapecompany.com).
“A composição das compras no comércio eletrônico é bastante diferente da estrutura de pesos dos IPCs”, assinala o professor Dr. Sérgio Crispim, da Fipe. “De acordo com a e-bit, entre 2001 e 2011 o e-commerce cresceu uma média de 43,5% ao ano e o Índice nos ajudará justamente a acompanhar a variação dos preços de produtos em 10 categorias e 156 subcategorias que representam cerca de 80% das compras feitas online. São produtos muito expressivos que justificam um monitoramento específico e aprofundado de preços”, explica, apontando o aumento do número de domicílios com computador, a difusão do acesso por banda larga, o amadurecimento e consolidação da estrutura do varejo, além da disponibilidade de meios de pagamentos mais seguros e da melhoria nos processos de logística como alguns dos fatores que têm impulsionado o crescimento do e-commerce no Brasil.
De acordo com o professor, as 10 categorias acompanhadas pelo Índice Fipe Buscapé devem representar cerca de R$ 270 bilhões em consumo das famílias brasileiras em 2011 e os 156 produtos monitorados diretamente, em torno de R$ 150 bilhões. “O Índice será um importante indicador do movimento dos preços no e-commerce brasileiro”, pontua.
Para um resultado mais preciso, o professor explica que foram considerados somente os preços de produtos classificados como “Produtos Únicos” ou produtos de diferentes lojas que podem ser considerados iguais na especificidade de marca e modelo, além de terem sido utilizados somente os preços à vista ou sem acréscimo.
Entre os Eletrodomésticos, que tiveram deflação média de 2,8% no período de janeiro a novembro de 2011, os produtos que sofreram maior queda nos preços foram os Condicionadores de Ar, com 9,6% de redução, enquanto os que apresentaram maior elevação foram os Aspiradores de Pó, com 6,9% de aumento.
No caso dos Eletrônicos, que tiveram queda média nos preços de 13,4% no período, o produto que teve maior deflação foi o Conversor Digital, com 23,5% de redução, e o que demonstrou maior inflação foi o Auto DVD Player, com 6,9% de aumento.
Em Informática, o Índice Fipe Buscapé mostra que os preços médios caíram 5,4%, sendo que Placa de Vídeo lidera o ranking de queda com 31,3% e PC / Desktop foi o que mais apresentou crescimento, mas com apenas 1% de elevação.
Sobre o Buscapé Company Única plataforma completa de digital commerce, o Buscapé Company (www.buscapecompany.com) é direcionado para indústrias de bens de consumo, varejistas, distribuidores, mercado financeiro e agências de publicidade que precisam conectar seus produtos e serviços aos consumidores e dar a estes poder de decisão. Com atuação global e maior time de desenvolvimento de tecnologia de internet da América Latina, começou a operar em 1999 e hoje, com suas marcas, é líder absoluto. Está presente em 28 países e recebe 60 milhões de visitas todos os meses.
Sobre a Fipe Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da FEA-USP, a Fipe (www.fipe.com) realiza pesquisas econômicas visando contribuir para o debate dos problemas econômicos, a formulação de políticas econômicas e públicas, o fortalecimento do sistema produtivo e o aumento da competitividade do país.