Receber mentoria e ajudas afins da Aceleradora já uma coisa excelente. É o que dezenas de startups brasileiras podem falar desde 2008. Imagina então ser acelerado no Vale do Silício?
Se liga! A Aceleradora abriu vagas no Brasil, cogita fazer uma expansão internacional este ano e a I/O Ventures, de São Francisco, também abriu vagas e mandou recado direto para brasileiros.
Se você já achava que 2011 seria “O Ano” sem saber disso, então agora se prepare. E se apresse.
Não, não se trata de consultoria, essa coisa desenhada que se vende para o mundo corporativo (onde tem a ver). Guy Kawasaki mesmo já dizia, que consultor e burocrata são tóxicos pra qualquer projeto em fase experimental – pois ela requer, justamente, experimentação. Exploração, conhecer o intocado, não tentar se enquadrar em um padrão. Planejamento fica para depois, quando você já modelou e validou o produto e o consumidor, vai pra fase do plano de negócios, tendo o que projetar!
O mentor é mestre em mão na massa, em abrir trilha na mata fechada, em levar o mistério pela heurística até o algoritmo. Alguns consultores também são práticos, tipo “assessores com autoridade”, mas o que muda é o tipo de vínculo, prerrogativa, expectativa. E o resultado. Mas não adianta só trocar o título no seu cartão de contato 😉
A Aceleradora é prata da casa no ecossistema brasileiro de startups. Tem um time de mentores de primeira, de ponta, espalhados pelo Brasil. Até eu aprendo várias coisas toda vez que converso com eles, imagina o empreendedor que eles se comprometerem a apadrinhar! Tem investidor experiente, executivo, empreendedor, tecnologista, marketeiro… uma conjunção excitante de talentos para ajudar o empreendedor da ideia ao produto e ao modelo de negócios. Ao mercado. Às competições de pitches. Ao contato com investidores.
Eles também tem uma metodologia própria, que na verdade é, nas palavras do fundador Yuri Gitahy, um check list de dezenas de pontos a serem trabalhados, incluindo metodologias verdadeiramente concebidas por startups e para startups – eles sabem navegar por tudo isso. Corre lá, te inscreve e torce 😉
Acelerando no Silicon Valley
Ta uma boa oportunidade para brasileiros, que fiquei sabendo pelo mailing do meetup BR New Tech antes de ser divulgado pelo TechCrunch. Aliás, se você quiser saber do programa em detalhes e debater com outros empreendedores, participe do meetup dia 17 em São Paulo! O pessoal também vai retomar sobre a bolsa da Fiap/Intel para a universidade da Nasa e do Google.
A I/O Ventures é uma organização criada pelos fundadores do BitTorrent, HotOrNot, Lefora e Myspace. Eles estiveram no Brazil na Silicon Valley Week Br, no ano passado, junto com o cara do Youtube, etc. O Paul @Bragiel contatou os organizadores do meetup (que prestígio – leia-se Bedy Yang, Flávio Pripas, In Hsieh, Marcos Fishben) porque querem ver brasileiros participando!
O programa Startup Accelerator (atividade, não software) dura 3 meses e ajuda as equipes a lançar seu produto e montar sua empresa. O pessoal da I/O investe US$ 25 mil e recebe a startup dentro do escritório/oficina/laboratório/parquinho em São Francisco (sim, você pode conhecer todo mundo) para trabalhar junto. Os mentores incluem ainda fundadores do Youtube, Yelp, Digg, Mint, Paypal, etc.
As seis últimas startups que eles aceleraram tiveram resultados últimos: 2 foram compradas e 4 receberam investimento. O programa inicia em 15 de março e as inscrições vão até 21 de fevereiro. Para se candidatar (simmm, eles são seletivos), acesse http://www.ventures.io/apply.