No ano passado tive o prazer de conseguir (após 4 meses de espera) uma hora da agenda do CEO da Techstars, David Cohen e do Tom Keller, o Diretor Geral do programa.
A Techstars é o programa Número 1 de seed investment nos Estados Unidos. Em conjunto com o I/O Ventures e a Y Combinator, formam um dos mais competentes programas para acelerar o crescimento de empreendedores e suas start-ups.
Para quem não sabe, seed investment é o tipo de investimento que a sua start-up recebe bem no early stage, ou seja quando você tem o time de co-founders (talvez um ou dois colaboradores), um protótipo, business plan e uma ideia. Não existe uma linha exata (no caso da Techstars) para definir. O ponto é seed (semente), é aquele comecinho da start-up. Existem casos no qual apenas a ideia e o time bastam.
Eles oferecem o paraíso para o empreendedor. Se você for competente o suficiente para entrar no programa (apenas 2% conseguem), terá um novo mundo aberto a sua frente. O maior valor que uma experiência como essa pode proporcionar é a rede de contatos e os mentores. O resto, acaba sendo mera consequência de um excelente trabalho. Eles pegam 6% de equity da sua empresa (por sinal, o valor mais baixo se comparado com a “concorrência”) e dão até 18 mil dólares para a start-up sobreviver até o Investor Day.
Investor o quê? Ôpa! Não expliquei?
O programa dura três meses e o gran finale para os empreendedores é o Investor Day. No caso do programa de Boulder (o programa também está em NYC, Seattle, Boston), após um delicioso verão nessa cidade incrível, as 10 escolhidas farão pitches para mais de 350 investidores (Angels, PE e VCs) de alto nível. Gente como David Rose, Fred Wilson e Google Ventures – só para vocês terem uma dimensão.
Como sempre, a receptividades deles foi muito bacana com o Startupi. O Brasil é visto como um mercado chave para quem quer montar um business global de Internet. Estamos apenas começando, mas demos um salto incrível em 2010. O que nos leva a crer que 2011 será ainda melhor.
Antes do vídeo gostaria de destacar mais 3 coisas:
- Até o momento 70 start-ups já passaram pelo programa. Sendo que apenas 4 eram de fora dos Estados Unidos;
- Se você como empreendedor ou investidor tem interesse em saber mais sobre esse tipo de incubadora, não deixe de conferir a Aceleradora, do também ótimo Yuri Gitahy;
- Sua empresa já passou do seed stage? Siga o Everson Lopes no Twitter. Depois de passar 2010 no Vale do Silício, estudando na Singularity University, está de volta como diretor de portfólio da IdeiasNet. O único fundo de Venture Capital Brasileiro com capital aberto está a procura de novidades.
Abaixo a entrevista. Enjoy!
Startupi Interviews: David Cohen (CEO) & Tom Keller (Director) from Techstars from Pedrosorren on Vimeo.
Pedro Sorrentino trabalha no mercado digital desde 2008. Graduado em Jornalismo pela Universidade Mackenzie tem passagens na área de RP e Marketing de empresas como Aunica, Nimbuzz e MediaMind (NasdaQ: MDMD). No momento ele está cursando pós-graduação em Digital Business, Creativity e Technology na Boulder Digital Works, programa de inovação digital da Colorado University.
É correspondente internacional da revista ProXXIma. Também escreve sobre inovação digital e empreendedorismo em seu site, O Pedrosorren.com, além de colaborar frequentemente para o Startupi, ResultsOn e Mashable. Apaixonado por cultura digital, Pedro leciona cursos de Start-up e Empreendedorismo, Relações Públicas 2.0 e Social Media aplicada à negócios no São Paulo Digital School. A maneira mais fácil de entrar em contato com ele é pelo Twitter, em @pedrosorren.