A Migux é uma rede social brasileira criada para crianças e jovens no estilo MMOSG (Massively Multi-user Online Social Game). Os Migux, representados por avatares diversos, vivem num mundo aquático com vários ambientes sociais e educacionais. Os Migux navegam por um mundo feito em flash podendo bater papo, colecionar objetos, jogar jogos, manter uma página pessoal (casinha) e criar e compartilhar conteúdo como desenhos. No fundo, as funcionalidades seguem o modelo básico das redes sociais: comunicação, auto-expressão e entretenimento.
Devem estar fazendo algo certo: com menos de um ano no mercado e recém saído do beta, o Mundo Migux conta com mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados. Com um público alvo entre 6 e 15 anos, a Migux na verdade tem duas audiências, os usuários e os seus pais. Não é nenhum segredo que o Orkut, apesar de exigir uma idade mínima 18 anos de idade, está cheio de adolescentes e jovens. As crianças de hoje, uma geração digital, se empolgam com as ferramentas sociais e acabam usando as redes focadas num público adulto.
A Migux oferece uma alternativa que é mais engajante e criativa para um público jovem enquanto oferece um ambiente de segurança que apela para os pais. O foco na segurança inclui filtros de palavras impróprias,monitoramento de denúncias ao vivo, gravação de todas as conversas e IPs, além da impossibilidade de fazer uploads e trocas de arquivos dentro do ambiente.
A Migux segue um modelo de negócios “freemium”. O usuário pode participar do Mundo Migux, criar seu avatar, escolher uma casinha, desenhar e presentear os amigos e comunicar à vontade com um cadastro grátis. Assinantes pagos desfrutam de certas vantagens como elixir da invisibilidade ou transporte via skate. Certas atividades e objetos virtuais só podem ser adquiridas com a moeda virtual Migux: conchas e gotas. Gotas podem ser compradas via SMS ou eletronicamente via PagSeguro, boleto ou cartão de credito. Os assinantes tem a possibilidade de ganhar mais Gotas sempre que exercem atividades lá dicas dentro do Migux, como a criação de desenhos.
A equipe por trás da Migux, que também atende a outros projetos da Brancaleone, é composto por quatro veteranos da UOL: João Ramirez, Anna Valenzuela, Antonio Graeff e Carlos Freitas. A equipe conta com experiências diversas incluindo CMS, busca, publicidade e jornalismo. A Migux foi financiada no modelo bootstrap contando com investimento de um angel-investor, dos sócios e de recursos gerados através de serviços prestados pela Brancaleone para outros clientes.
Com a vinda do Club Penguim para a Brasil este ano, a Migux enfrenta competição pesada no mercado nacional que também conta com outros players incluindo Habbo Hotel. O Club Penguin foi adquirido pela Walt Disney Co. em 2007 por US$350 milhões, mostrando que apesar de focar num nicho de mercado, redes sociais para crianças e adolescentes são um negócio sério. Se aMigux continuar na sua trajetória atual não ficarei surpreso se eles atraírem o interesse de um player maior.
Autor: Michael Nicklas, investidor do blog Startupi e outras startups brasileiras.