O serviço de encurtamento de URLs parece estar vivendo um grande boom na internet ultimamente. Não só lá fora surgem serviços novos como aqui no Brasil também. O Vai.la lançou na última sexta-feira um encurtador de URLs que pretende pegar a onda de uso deste tipo de serviço no Twitter para crescer.
Conversei com o José de Menezes, criador do serviço para saber mais detalhes. O Vai.la originalmente era apenas um redirecionador de subdomínios e surgiu em 2005. Você cria uma URL com extensão .vai.la e aponta para seu site hospedado em outro lugar. Analisando o mercado de encurtadores de URL e percebendo que estão em expansão na cola do Twitter, o José resolveu implementar essa funcionalidade ao serviço.
O Vai.la faz parte de uma gama de serviços para facilitar a vida de quem quer compartilhar URLs, todas produzidas pela Detetive.net, empresa do José de Menezes. Entre outros existe o assista.la, que permite criar um URL fácil de lembrar em “embedar” um vídeo do YouTube.
O Vai.la por enquanto tem um botão que permite enviar um link diretamente para o Twitter, assim como o Migre.me. Uma vantagem que o serviço tem em relação ao concorrente é o nome, que além de ser menor, daí certo sentido a funcionalidade do site. O Migre.me tem as estatísticas a seu favor e provavelmente é o seu grande trunfo. Estamos a beira da “guerra dos encurtadores de URL”?