No último Sábado estive no Bate-papo sobre E-commerce e conheci algumas pessoas interessantes como a Marcela Kauffman que mantém desde o meio do ano passado o byMK, uma rede social que permite suas usuárias – sim, creio que só tenha mulher por lá – a compartilhar “looks”, ou seja, combinações de peças de roupa e acessórios.
O conteúdo do site é fechado para quem tem cadastro. Acredito que um modelo mais flexível seria permitir a todos verem os “looks” e somente quem tem cadastro poder criar um. Para criar um “look” é necessário escolher dentro de uma montanha de itens pré-selecionados aqueles que se encaixam na sua ideia. Todos esses itens são retirados de sites variados com os devidos créditos e links.
O byMK tem cerca de 3500 usuários cadastrados e o tempo médio de visita é de 40 23 (!) minutos, segundo seus criadores. Essa permanência é altíssima e demonstra grande potencial de monetização, uma vez que há muitos eyeballs gastando seu precioso e limitado tempo por lá. Além, claro do engajamento de criar novos “looks” para serem compartilhados com a comunidade.
O serviço tem uma funcionalidade curiosa que é um tipo de coverflow para navegar por “looks”. Para ver isso há a necessidade de Silverlight instalado na máquina, mas não ter esse plugin não impede de apenas visualizar criações alheias. Para editar e ter o recurso de coverflow, o Silverligth é necessário.
Apesar de não me interessar por moda achei muito interessante o byMK. E passear pelo site me lembrou do “insight” que o Marco Gomes teve quando criou o boo-box. Só falta uma forma de comprar os itens exibidos nos diversos “looks”.