O Web Summit começou ontem e vai até hoje em Dublin, na Irlanda, com várias startups brasileiras no casting – falamos sobre muitas ao longo dos últimos meses por aqui.
A novidade é que o pessoal do PicPay lança o seu aplicativo de mobile payment oficialmente por lá, onde 10 mil pessoas devem circular durante os dois dias.
Vale lembrar que não se trata da primeira solução de pagamento móvel por aplicativo no Brasil – o pessoal da Incube já implementou a tecnologia em táxis e em um restaurante aqui em São Paulo.
Mas a ideia do PicPay é um pouco diferente: na realidade, o app permite a realização de transferências financeiras entre contatos armazenados no aparelho – contanto que ambos tenham o aplicativo, que já está nas lojas virtuais da Apple e do Android. O usuário também pode gastar os valores em estabelecimentos credenciados pela rede PicPay ou mesmo transferi-los para a conta corrente.
Em comunicado, a empresa explica que a transação entre contatos é simples: basta escolher a pessoa que deseja enviar o pagamento nos seus contatos, digitar o valor e confirmar o pagamento com sua senha.
Caso a outra pessoa não tenha o PicPay instalado no smartphone, ela receberá uma mensagem com a informação de que o valor pretendido foi enviado e que, para recebê-lo, é necessária a instalação do aplicativo, com o link para o download inserido na própria mensagem.
É possível carregar a conta do app, tal como um cartão pré-pago. Ao quitar alguma conta com o PicPay, por exemplo, o valor é debitado do saldo disponível. Caso não haja saldo, o usuário deve apenas cadastrar um cartão de crédito no sistema para que a transação seja efetuada.
(Na foto, da esquerda para a direita: Dárcio Stehling, Diogo Roberte e Anderson Chamon, fundadores da PicPay na WebSummit; crédito: divulgação)