Foi em meados de 2010 que o pessoal do Corretores sentia falta de uma plataforma que criasse um elo entre os corretores de imóveis e as imobiliárias, a partir da experiência de mercado dos sócios. Nasceu, então, o site, com foco em parcerias de negócios. Hoje, são 18 mil usuários cadastrados em 870 cidades.
Os objetivos e perspectivas do site são bem claros: dar autonomia para o corretor, já que ele é, costumeiramente, um profissional liberal, e de maneira gratuita.
Para isto, o Corretores criou uma espécie de “escritório virtual”, cujas metas são: recriar virtualmente o processo de parcerias imobiliárias, aumentando o volume de negócios gerados; centralizar e organizar a comunicação entre corretores, aumentando sua produtividade; permitir que corretores independentes vendam lançamentos de construtoras consagradas e recebam uma comissão superior ao padrão de mercado; apresentar sugestões de negócios automáticas baseadas no perfil de cada corretor, fomentando novos negócios entre quem está buscando e oferecendo um determinado tipo de imóvel; fornecer ferramentas de marketing para facilitar ao corretor a divulgação de imóveis para seus clientes por meio de mídias sociais.
“A concepção do produto teve início em 2010 a partir de uma conversa entre os sócios Luiz Rezende (corretor) e Lorenzo Madalosso (sócio de uma construtora), que sentiam falta de uma ferramenta de comunicação entre corretores interessados em realizar parcerias. Apesar de a parceria imobilária ser uma prática comum no mundo todo, existem poucas ferramentas que permitem uma inteligente indexação de anúncios de compra e venda de imóveis com foco exclusivo em parcerias, blindado ao público-final para livre negociação entre corretores. Uma espécie de “bastidores” do mercado imobiliário”, me contou o cofundador Ohmar Tacla, responsável pela direção de produto e marketing.
Diferenciais
“Parcerias vinham sendo realizadas informalmente por meio de fóruns e grupos no Facebook, LinkedIn e Orkut. Porém, pela dificuldade em buscar e organizar conteúdo, este processo é extremamente contraproducente”, declara.
Segundo ele me contou, o produto é fruto de pesquisas e testes realizados com corretores ao longo de três anos. “Com base em estatísticas e feedback de nossos corretores, repensamos e transformamos radicalmente todas as ferramentas para melhor se adequar à suas preferências, hábitos e necessidades”.
Ele relata que a equipe pesquisou em redes imobiliárias no mundo todo. “Não encontramos nada parecido. Quando a ideia surgiu, não havia sequer uma rede para termos de referência ao que estávamos idealizando. Este conjunto de ferramentas nunca foi agrupado em uma rede anteriormente, com este intuito, para este nicho”, diz.
“Com o tempo, outras redes surgiram baseando suas funcionalidades nas nossas, mas ainda tem muito chão para qualquer plataforma similar oferecer o que propomos. Além do fato de estarmos presentes em todo o território nacional e contando com 125 mil imóveis, totalizando R$ 265 milhões apenas em comissões oferecidas para corretores que possuam clientes para compra de imóveis”, enumera o empresário. “Nem mesmo as grandes imobiliárias proveem este nível de autonomia e inteligência à seus corretores. Neste ponto, podemos ser considerados como uma ‘imobiliária 2.0’.”
Essa experiência toda lhes rendeu uma vaga entre as empresas mais promissoras do programa Alpha da Websummit, que antecipamos por aqui. “É uma honra fazer parte do programa Alpha. A Websummit é a mais influente conferência europeia voltada ao mercado de start-ups e contará com inúmeras empresas inovadoras comunicando seu pitch para grandes investidores”, observa o executivo.
Além de Ohmar Tacla, fazem parte da equipe de fundadores o administrador Lorenzo Madalosso, responsável pelas finanças e direcionamento mercadológico, o engenheiro de software Luiz Ceniz, responsável pela direção de tecnologia, e o corretor Luiz Rezende, responsável pelas parcerias comerciais. A sede da startup abriga seis funcionários e opera em Curitiba – com previsão de escritório em São Paulo.
Ficou curioso sobre como o site opera? Você pode navegar nessa versão de demonstração para ver como site funciona: www.corretores.com.br/demo.