Prêmios carregam aquela aura de reconhecimento merecido – mas eles também podem mudar a perspectiva e o escopo de um negócio. Foi o caso do GestorBox, game educativo cuja interface simula uma rede de negócios em que os usuários podem vivenciar a experiência do meio dos negócios e da cultura empreendedora, superando fases que vão desde estagiários até CEO.
Em um primeiro momento, o game era um evento pelo qual as competições duravam três meses. Mas uma nova perspectiva se descortinou ao quando o produto foi premiado pelo Instituto Endeavor e pelo Sebrae como a Melhor Técnica de Ensino de Empreendedorismo do Brasil em 2012 e, em junho deste ano, ganhou o prêmio “Tecnologias que Transformam” da Fundação Telefônica/Vivo.
Como nos explicou Marcus Linhares professor e empreendedor do game, “a primeira premiação (Endeavor) foi fundamental devido a parceria que conseguimos com a Endeavor e pudemos pensar na reformulação do formato. E foi a partir do segundo prêmio que recebemos aporte financeiro e a oportunidade de mudar o formato. Atualmente o GestorBOX não é mais um evento e sim um produto, um jogo que pode ser colocado à disposição para qualquer instituição de ensino.”
O público-alvo do game são estudantes do Ensino Médio e profissionalizante. “Ele é adquirido pelas instituições por meio de licenciamento anual e recebem suporte total, atualizações e capacitação. Até o final desse mês será lançada sua nova versão: novo design e versão mobile. Dessa forma, poderá ser utilizado como disciplina, curso de extensão ou atividade curricular – considerando a possibilidade de emissão de certificado (40 h/aula – avaliado pelo Instituto Multicom). E futuramente poderá atender também empresas”, disse Linhares.
E aqui vale uma nota de rodapé: temos visto muitas iniciativas tentando inseminar o gene do empreendedorismo já na escola. Muito legal e que todas as iniciativas floresçam!