Hoje de manhã, vi Peter Vesterbacka, diretor de marketing da empresa finlandesa Rovio Entertainment (criadora da marca Angry Birds, assinar um contrato com Ruy Makeyama, diretor de operações da rede BR Malls (que tem 51 shopping centers no Brasil e finaliza mais 3).
O objeto do contrato é a instalação de “activity parks”, parques temáticos com personagens de Angry Birds, que entre julho de 2013 e de 2014 passarão por 33 shopping centers brasileiros. Vocês também podem ver o momento da assinatura, no vídeo abaixo, em que os executivos comentam sobre suas empresas e a parceria.
A marca Angry Birds tem 3 anos e já tem 1 bilhão e 700 milhões de jogos instalados em smarpthones e tablets mundo afora. É o maior fenômeno de entretenimento da história, tendo criado também sua própria série de desenhos animados e parques temáticos em diversos países, inclusive em parceria com a NASA nos Estados Unidos. Em 3 anos 😉
De acordo com Peter, a marca faturou US$ 200 milhões no ano passado, e metade foi lucro. A Rovio foi fundada em 2003, tem mais de 600 funcionários e já recebeu investimentos da Atomico Ventures (e tem Niklas Zendstromm como conselheiro), da Accel Partners e da Felicis Ventures.
Veja ainda: entrevista com Peter Vesterbacka sobre o ecossistema de startups na Finlândia e com o brasileiro Igor Buratini, que trabalha na sede da Rovio.