Para os micros e pequenos empresários, vender na internet é algo novo e que requer muito empenho para alcançar o sucesso esperado. No caso das empresas que vendem serviços, o trabalho é mais delicado, já que os clientes não estão visualizando um produto, mas apenas o detalhamento dos serviços prestados.
Para contribuir com as MPEs prestadoras de serviços, a Empreendemia acaba de lançar o serviço de chat online para empresas cadastradas na rede. O serviço funciona da seguinte forma: todas as vezes que o empreendedor estiver online no portal, ele receberá um alerta de que alguém está visualizando o perfil da sua empresa naquele momento. Dessa forma, ele pode iniciar uma conversa com a pessoa ou esperar que ela entre em contato.
Segundo Luiz Piovesana, diretor da Empreendemia, a chance de um potencial cliente tirar dúvidas sobre determinado serviço é bem maior. “Dessa forma, a pessoa pode ficar mais confiante e a empresa tem a chance de mostrar suas especialidades de maneira mais detalhada”.
Antes de a ferramenta ir definitivamente para o ar, Karen Nucci Braga, diretora de vendas da Brasil Dream Tur, agência de viagens nacional e internacional, testou o chat por uma semana e teve bons resultados. “Descobrimos que existem muitos clientes potenciais na internet. Por meio do chat, identificamos a necessidade do cliente e partimos para outra etapa, que é a troca de e-mails e atendimento por telefone”, explica.
Karen destaca que é preciso ter clareza e rapidez nas respostas para identificar a necessidade do cliente. “Se unirmos agilidade e conhecimento do produto, causando uma boa impressão, podemos ganhar um novo cliente neste primeiro atendimento”, completa. Segundo ela as vantagens do chat são várias: a divulgação do produto para potenciais clientes de vários locais ao mesmo tempo, atendimento rápido e objetivo e meio de propaganda barato e eficaz que atende clientes já selecionados.
Piovesana acrescenta que a Empreendemia está investindo em publicidade para trazer mais pessoas interessadas nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas na rede social. “O intuito é trazer outros usuários para a rede por meio de ferramentas de publicidade como as oferecidas pelo Google, sem custo algum para os participantes da rede”.
Como aproveitar os recursos oferecidos pelo chat da Empreendemia
Para obter retorno positivo com o uso do chat da Empreendemia, Piovesana selecionou algumas dicas importantes. Confira.
- Procure ficar sempre online;
- Seja rápido e objetivo no seu contato com os potenciais clientes;
- Preencha de maneira completa o perfil de sua empresa no site da Empreendemia;
- Aproveite o uso do chat e alinhe o atendimento às outras ferramentas já oferecidas pelo portal como: troca de cartões, pedidos de orçamentos e envio de mensagens;
Sobre a Empreendemia
No ar desde o final 2009 e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), oEmpreendemia funciona como uma rede social em que empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos. Com uma interface extremamente amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores.
O site permite também a interação entre empresas na forma de troca de cartões virtuais. Uma companhia pode convidar outras para participar da rede ou procurar no diretório (organizado por estados ou por setor). Atualmente, o Empreendemia conta com mais de 13 mil empresas de todo que utilizam a ferramenta e que já fizeram mais de 130 mil trocas de cartões.