Quem envia novidades é o Adriano Brandão, um dos fundadores da Navegg, a startup de segmentação de audiência online que foi comprada pelo Buscapé no início do ano passado.
“Desde nossa entrada no Buscapé as coisas mudaram bastante, claro. Creio que o ponto principal tem a ver com as diversas sinergias que existem entre a Navegg e as demais empresas do grupo. Isso tem alavancado muitos negócios e oportunidades. Se no começo de nossa operação o principal ativo da Navegg era seu mecanismo de profiling, hoje sem dúvida o maior valor da empresa é o alcance que nossa tecnologia tem na rede. Analisamos a navegação de mais de 70 milhões de internautas, a maioria na América Latina. Somos o “player of choice” no mercado de dados de internautas LatAm. Se seu site ou rede quer vender publicidade segmentada nessa região, tem que falar com a Navegg”, cita o empreendedor. Mas isso era imaginável. As novidades sã outras.
Nesta semana foi ao ar um projeto super importante para a evolução do Navegg como empresa: agora é possível contratar online os serviços da Navegg, em esquema self-service. É só se cadastrar, colocar a tag no site e começar a usar.
E a grande novidade é: um dos planos é 100% gratuito e sem limite de tempo nem de tráfego. “Nosso objetivo é oferecer nossos serviços a todos os tipos de sites, desde blogs pessoais até grande editores. É a segmentação de audiência ao alcance de todos. Além da versão grátis, passamos a oferecer mais três planos. Para quem quer entender seus visitantes com mais profundidade, o pacote Pro inclui segmentos como escolaridade e assuntos de interesse e recursos adicionais como Media Planner”, acrescenta Brandão.
Para lojas online e sites que vendem publicidade, o plano Max é mais completo: ele traz dados como intenções de compra e relatórios dinâmicos sobre seus visitantes. Para grandes portais e redes de publicidade, que exigem atendimento personalizado e recursos específicos para as suas necessidades, a Navegg continua vendendo o plano Corp. “Já temos clientes como Abril, Samba Tech, O Globo e boo-box”, menciona.
Com a solução da Navegg, é possível segmentar a audiência de um site, de acordo com sete critérios: gênero, idade, escolaridade, dispositivos, localização, conteúdos de interesse e até mesmo intenção de compra. Com essas informações, o editor conhece a fundo seus visitantes e pode customizar publicidade e conteúdo de seu site em tempo real, internauta por internauta. Todas as informações são acessadas através do Painel de Controle Navegg, onde poderão visualizar dados sobre seus visitantes em relatórios dinâmicos, Media Planner, relatórios por e-mail e chamados online.
A cara da web brasileira
A Navegg vem publicando uma série de estudos sobre padrões de navegação na web. Conheça alguns:
- http://www.navegg.com/
retrospectiva-o-perfil-dos- internautas-em-2011/ - http://www.navegg.com/a-web-
dos-homens-conheca-o-perfil- do-internauta-masculino/ - http://www.navegg.com/a-web-
feminina-como-sao-as- internautas-mulheres/ - http://www.navegg.com/os-
geeks-na-web-o-perfil-de-quem- curte-tecnologia/ - http://www.navegg.com/cabelo-
rosto-dieta-como-sao-as- internautas-interessadas-em- beleza/ - http://www.navegg.com/loucos-
por-esportes-o-perfil-do- internauta-interessado-em- esportes/ - http://www.navegg.com/viajar-
e-preciso-como-e-o-internauta- interessado-em-viagens/