O diretor do Havas Media Lab e fundador da Bubblegeneration, Umair Haque, publicou hoje no blog da Harvard Business Review um artigo muito interessante.
Ele argumenta que a pergunta certa não é se os governos deveriam aceitar os rumos do mercado (o que vem sendo discutido internacionalmente).
Para ele, devemos perguntar se as organizações e mercados estão tomando as decisões que ajudam a melhorar a vida das pessoas, comunidades e sociedades a longo prazo.
Isso, ele argumenta, acontece ao se aplicar os recursos, que são escassos, nos usos mais produtivos.
Umair acredita que a palavra-chave “reforma” resume a “inovação institucional macro” de criar novas instituições que governem países, economias e regiões. Os quatro pontos que ele acredita serem fundamentais para uma nova inteligência de mercado são:
- novas medidas de renda nacional: o GDP (como o nosso PNB) deve ser reformulado para indicar custos e ganhos reais, como poluição e saúde;
- medidas de bem-estar: para ele, não tem como sociedades, mercados e governos “se sentirem melhor” se não houver indicadores e metas para isso;
- novas moedas: a população não deveria sofrer devido a escolhas erradas que provocam quedas e quebras nas bolsas;
- novas medidas de retorno: o lucro não deveria ser a única forma de se medir o valor agregado pelas empresas.
Este é apenas um resumo introdutório para você que é empreendedor e quer ver seu negócio como uma opção sustentável, alinhada com necessidades e desejos de longo prazo. Conheça o contexto que ele descreveu pontualmente aqui.