Um dos empresários mais reconhecidos da atualidade se chama Elon Musk. Depois de provar o poder da sua influência lançando uma moeda que surgiu como meme, o Dogecoin que está valendo 87 bilhões de dólares, de acordo com a CNBC, Musk tem muito o que ensinar para qualquer empreendedor que queira fazer a diferença no mundo.
Para o CEO das empresas Galact e Soliens e especialista em gestão empresarial e liderança, Henrique Schmidt, Elon Musk é uma pessoa que deveria ser parâmetro para todos os líderes porque ele propõe ideias disruptivas e que já estão impactando todos os mercados a nível mundial. Schmidt, que foi responsável por transformar a Soliens na maior escola de energia solar da América Latina, separou 7 lições de growth para empreendedores que querem dar um passo maior nos seus negócios. Confira:
1 – Inicie sua jornada mesmo não dominando o negócio: Mesmo não tendo conhecimento nenhum sobre o mercado financeiro, o empreendedor deu início ao que mais tarde se tornaria o Paypal.
2 – Dedique parte do seu tempo para contratar pessoas com garra: Elon Musk gosta de lidar com jovens talentos e faz questão de contratar pessoas com pouca experiência, mas cheias de vontade, para suas empresas.
3 – Não desista, a menos que seja forçado: Erros vão acontecer sempre e isso não pode ser motivo para desistência. A única maneira correta de desistir é de forma calculada e se for a última opção.
4 – Aceite o fracasso: Elon diz que se as coisas não estão falhando, você não está inovando. O seu negócio é um teste que vai se aprimorando à medida em que as falhas são corrigidas. Se não fracassar, você não saberá qual caminho leva ao sucesso.
5 – Aplique inovação como se fosse seu produto: Grandes empresas são construídas por grandes produtos e grandes pessoas. Fuja do convencional e aplique inovação como foco principal.6. Ouça conselhos de quem sabe aconselhar. Não adianta ouvir conselhos de quem não sabe do que está falando. Tenha pessoas, amigos ou profissionais que tenham habilidade de aconselhar. E mesmo assim, tenha seu próprio norte.
7 – Confie no seu potencial: A primeira startup de Musk era um site de indicação de negócios na internet, batizado de Compaq. A ideia foi lançada numa época em que a internet não era comum e os empreendedores locais não estavam interessados em colocar suas informações online. Mas Elon Musk insistiu, e acabou vendendo a empresa por 407 milhões de dólares.