* Por Sergio Roque
Alguns empreendimentos estão fadados a morrer e não porque são ruins, mas seus gestores tinham alguns comportamentos que na maioria dos casos tendem a levar ao fracasso qualquer operação, qualquer negócio.
Como muitos gostam de listas, eu fiz uma com sete comportamentos que podem minar seu negócio, se você apresenta alguns deles aqui listados, fique atento, trabalhe para corrigir.
Vamos a eles:
Arrogante
Este eu considero o mais fatal dos comportamentos em um empreendedor. Ele acha que sabe tudo, trata mal seus colaboradores, fornecedores e parceiros. Quem se acha dono da verdade nunca a possui. Na maioria das vezes, tem temperamento inconstante podendo ir do céu ao inferno em segundos.
Egoísta
Faz a gestão do negócio como um garoto mimado e quando alguém lhe contraria, é como se tirasse seu brinquedo. Dificilmente dá crédito ao sucesso, principalmente a colaborador, sem se incluir no pódio ou até mesmo, na maioria dos casos, se considerar o único responsável por todo objetivo alcançado. Extremamente orgulhoso, na maioria dos casos confunde persistência com teimosia.
Desonesto
Este não tem como esconder. Faz várias promessas e não cumpre nenhuma sempre jogando a culpa em algo ou em alguém. Nunca assume seus erros ou quando assume é somente uma pequena parcela para não ficar tão evidente.
Manipulador
Geralmente se comunica bem e fala muito, pois sente necessidade de manipular as pessoas, mesmo quando tem o papel de líder delas. Como não sabe gerir é ardiloso, faz fofoca e cria grupos internos antagônicos. A desunião é a chave para o insucesso.
Indisciplinado
É desorganizado nas áreas que não gosta e por isso, perde tempo e dinheiro constantemente. Perde também o foco várias vezes no dia (em casos piores, não há foco algum). Atrasa-se constantemente. Procrastina quase tudo que não gosta.
Pessimista
Alguém sempre muito otimista pode ser ruim, mas quando a tendência é ser pessimista é bem pior para o empreendedorismo. O medo não permite assumir riscos e os planos são desenhados enxergando somente o pior cenário de todos. A insegurança transparece a cada decisão a ser tomada a frente de seus colaboradores.
Perfeccionista
Nada está bom suficiente e assim nada vai para frente. Nada é dado como acabado, pois sempre falta algo. Nenhum colaborador lhe parece ser bom. Pequenos objetivos se tornam enormes e pequenas tarefas tomam muito tempo e recursos.
Procurar a excelência em seu negócio é importante e todos nós concordamos que ela é percebida nos pequenos detalhes, portanto faça uma boa reflexão de suas ações e relações fazendo um balanço bem acurado dos benefícios e dos prejuízos que elas lhe causam.
Tenha em mente que feito é melhor que perfeito.
Dois ou mais destes comportamentos combinados é receita certa para enterrar um negócio e um bom gestor é aquele que conhece seus comportamentos tanto quanto de seus subordinados, que podem esconder na frente dele um destes comportamentos fatais.
Todos estes comportamentos são bombas-relógio e um dia explodem. O pior é que todas os gestores que conheci não se reconhecem assim ou não acham o resultado destes comportamentos de vital importância. Eles não enxergam o quanto estes comportamentos afetam as competências fundamentais para um crescimento sustentável do negócio.
Por isso, processos contínuos de autoconhecimento são essenciais e as chaves do sucesso de qualquer empreendedor. Quem tem o hábito de buscar se conhecer também começa a conhecer os outros mais facilmente. Escute todos seus colaboradores, promova e participe de ações e treinamentos com todos.
Se você identificar em você ou em algum colaborador algum destes comportamentos contrate um coaching, um consultor ou treinamento e procure corrigir a tempo, com ações práticas no dia a dia, ou do contrário, cuidado, o próximo passo pode ser direto para o precipício.