A ServiceNow, especializada em fluxos de trabalho, anunciou que firmou um acordo para adquirir a Element AI, empresa de Inteligência Artificial (IA). A aquisição visa aumentar significativamente o compromisso da ServiceNow em desenvolver a plataforma de fluxos de trabalho, dando mais inteligência e rapidez ao trabalho de funcionários, simplificando as decisões das empresas e possibilitando novos níveis de produtividade. Os valores não foram divulgados.
Pioneira no setor de IA, a Element AI tem cientistas e profissionais de nível internacional que trarão sua expertise na aplicação da IA moderna a texto e linguagem, chat, imagem, busca, resposta a perguntas e sumarização, o que vai acelerar a inovação de IA nativa da Now Platform. O dr. Yoshua Bengio, cofundador e membro líder da Element AI e vencedor do Prêmio A.M. Turing 2018, concedido pela Association for Computing Machinery (ACM), por suas contribuições pioneiras à IA moderna, atuará como consultor técnico da ServiceNow.
Com a aquisição da Element AI, a ServiceNow vai criar ainda o AI Innovation Hub, um polo de inovação em IA no Canadá para acelerar a inovação em IA na Now Platform com foco no cliente. O novo investimento aprofunda o compromisso da ServiceNow com o mercado canadense, que há tempos lidera as pesquisas em IA e que representa um dos locais mais relevantes do mundo em termos de talentos nesse campo.
O AI Innovation Hub da ServiceNow no Canadá vem na esteira de investimentos semelhantes feitos pela companhia para criar centros de desenvolvimento tecnológico em Chicago, Hyderabad, Kirkland, Washington, San Diego e no Vale do Silício.
“A tecnologia de IA está evoluindo rapidamente conforme as empresas correm para transformar digitalmente os processos e modelos de negócio do século 20”, afirma Vijay Narayanan, diretor executivo de IA da ServiceNow. “A ServiceNow está liderando essa oportunidade, que ocorre uma vez a cada geração, de fazer o trabalho funcionar melhor para as pessoas. Com as potentes capacidades e os talentos de nível mundial da Element AI, a ServiceNow vai empoderar funcionários e clientes a focar áreas nas quais apenas os humanos têm excelência – pensamento criativo, interações com os clientes e trabalhos que não permitem previsibilidade. Este é um jeito mais inteligente de fazer o trabalho fluir.”
De acordo com a empresa, a ela tem tido uma forte demanda por seus produtos guiados por IA, tais como IT Service Management Pro, Customer Service Management Pro e HR Service Delivery Pro. Com capacidades práticas e sob medida de IA e analítica integradas a sua Now Platform e a seus produtos de fluxos de trabalho, a ServiceNow permite que as empresas tragam à tona e sumarizem informações relevantes, entendam conteúdos e conversas, façam previsões e recomendações, tomem medidas otimizadas e automatizem tarefas repetitivas.
“A visão da Element AI sempre foi redefinir como as empresas usam a IA para ajudar as pessoas a trabalhar com mais inteligência”, diz Jean‑François Gagné, cofundador e CEO da Element AI. “A ServiceNow está liderando a revolução dos fluxos de trabalho, e nós nos inspiramos em seu propósito de fazer o mundo do trabalho funcionar melhor para as pessoas. A ServiceNow é a parceira óbvia para que apliquemos nossos talentos e tecnologias aos desafios mais significativos enfrentados hoje pelas empresas.”
A aquisição da Element AI é o mais recente investimento estratégico da ServiceNow para acelerar a inovação em IA na NowPlatform. Em março, a ServiceNow contratou Narayanan e lançou a Now Intelligence, um conjunto de poderosas capacidades de IA para ajudar os clientes a transformar dados em ações. A Element IA é a quarta aquisição da ServiceNow na área de IA em 2020, após a Loom Systems, a Passage AI e a Sweagle.
A equipe da Element AI é composta por líderes da comunidade de IA e tem sido pioneira da IA moderna na última década. A Element IA foi fundada em 2016 por Jean‑François Gagné, seu CEO, Anne Martel, Nicolas Chapados, Jean‑Sebastien Cournoyer, Yoshua Bengio e Philippe Beaudoin. A ServiceNow espera concluir a aquisição no início de 2021.