O mais novo unicórnio dLocal da América Latina – o primeiro a surgir do Uruguai com uma população de apenas 3,5 milhões de pessoas – está procurando dobrar as vendas e se expandir para outras nações em desenvolvimento depois de obter novos financiamentos.
A empresa, avaliada em US $ 1,2 bilhão na última rodada de financiamento, planeja usar os recursos para desenvolver novos serviços, produtos e iniciar operações em 13 novos países, incluindo Quênia, Vietnã e Tailândia, de acordo com o fundador e CEO Sebastian Kanovich.
“Normalmente, esses são mercados com grandes populações com muito atrito no espaço de pagamento e é aí que queremos nos concentrar”, disse Kanovich, 30, em uma entrevista ao Zoom. A dLocal já é lucrativa e suas vendas vão mais do que dobrar para cerca de US $ 150 milhões este ano, disse ele.
A dLocal, sediada em Montevidéu, fornece plataformas de pagamento em 20 países em desenvolvimento que permitem que empresas multinacionais como Amazon.com Inc. e Booking.com cobrem de clientes em diferentes moedas, aceitando cartões de crédito locais, transferências bancárias e outras formas de pagamento. Ele também fornece serviços de pagamento, como o envio de dinheiro de empresas como a Uber Technologies Inc. para seus motoristas.
Fundada em 2016, a dLocal se tornou o primeiro unicórnio do Uruguai – uma startup privada com valor superior a US $ 1 bilhão – depois de anunciar um investimento de US$ 200 milhões pelas firmas de private equity General Atlantic and Addition esta semana. A dLocal é grande o suficiente para permanecer uma empresa independente no setor de pagamentos e abrir o capital da empresa não é uma prioridade agora, disse Kanovich.
Acho que as empresas que fazem pagamentos em um mercado terão dificuldades a longo prazo”, disse ele. “Quanto mais mercados, quanto mais regiões geográficas você oferece, melhor para você.”
A empresa – que atualmente tem cerca de 285 funcionários – não tentará lidar com pagamentos de criptomoedas até que os clientes exijam e os reguladores autorizem essas transações, disse ele.
A ascensão da dLocal ao status de unicórnio é uma notícia positiva para o Uruguai, cuja economia de US$ 56 bilhões depende fortemente dos gastos do governo, exportações de commodities agrícolas e turismo. O mercado interno forçou seu pequeno, mas vibrante setor de tecnologia a buscar investimentos e crescimento no exterior.
“Não temos um mercado local que permite que você seja apenas um unicórnio no Uruguai”, disse Kanovich.