Na última segunda-feira (30), foi lançada a campanha de doações #BoraDoar que pretende aliviar os impactos do Covid-19 nas comunidades através de uma vitrine de projetos sociais. Trata-se de uma plataforma que funciona como um marketplace de iniciativas sociais e de saúde. Ações que antes eram feitas de forma avulsa, agora ganham uma rede colaborativa com um movimento de doações rápido, prático e seguro.
Funciona da seguinte forma: o doador escolhe o projeto que quer ajudar e realiza a contribuição direto do smartphone ou computador. O valor doado vai direto para a organização social, sem intermediações financeiras. Além disso, foi realizada uma seleção apurada para garantir que todas as instituições cadastradas são idôneas e, efetivamente, realizam o trabalho social descrito.
O projeto foi feito em menos de 5 dias úteis desde a criação da plataforma, contato com as instituições e parceria com empresas apoiadoras. Trata-se de uma iniciativa da Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais gratuitas mais popular do Brasil, com 1 milhão de lojas criadas.
A plataforma, que faz parte do núcleo de pequenas e médias empresas da VTEX – líder em digital commerce na América Latina -, além de oferecer tecnologia para lojistas, realiza ações educacionais que incentivam o empreendedorismo digital e que ajudam os lojistas a crescerem cada vez mais seus negócios.
Em meio ao isolamento social, o objetivo é conectar as necessidades de pessoas que estão em situação de risco durante o período. Grupos que prestam assistência social distribuindo kits de higiene em comunidades, hospitais filantrópicos e organizações da saúde são alguns dos projetos cadastrados na rede colaborativa.
“Sabemos que as comunidades não têm acesso a alguns produtos de higiene, como álcool gel e sabonete líquido para prevenir a disseminação do coronavírus e enxergamos a doação como uma das formas de ajudar em tempo recorde. Além disso, reunimos na plataforma ONGs que apoiam hospitais públicos e assistentes sociais que ajudam a população mais vulnerável”, explicou o CEO da Loja Integrada, Pedro Henrique.
Para contribuir basta entrar no site, selecionar um projeto de combate ao coronavírus e realizar a doação. O site vai continuar aceitando sugestões de projetos e criando uma grande rede de colaboração. “A nossa meta é que esse projeto se espalhe e cresça em todos os setores da sociedade.
Respeitamos a importância do isolamento social para evitar o contágio do coronavírus e sabemos que muitas empresas podem ajudar essas pessoas em situação de risco durante a quarentena”, finalizou Vanessa Donnianni, gerente de marketing e eventos da VTEX.
O #BoraDoar é uma realização das empresas VTEX, Indeva, dLieve, Doare, MBLZ Global e Grupo ITZ; e está sendo apoiado pela PayU e Multifaces. Ainda de acordo com o especialista em e-commerce e vice-presidente Institucional da VTEX, Alfredo Soares, é importante a adesão e união pela causa.
“A minha visão do que está acontecendo é que as pessoas vão se dar conta do quanto a atitude de ajudar e pensar no próximo, dentro do possível, é importante. Talvez essa nova cultura de doação possa ajudar as pessoas estarem mais preparadas para passar por um momento como esse”, elucidou Alfredo.