*Por Post Digital
Você já aplica a cultura Data Driven em suas estratégias de marketing? Independentemente do tamanho da empresa ou do seu nicho, é importante implementar essa solução que permite uma forma de gestão dirigida por dados, trazendo novas possibilidades de coletar e trabalhar com alto volume de dados, melhorando, assim, a tomada de decisão.
Continue a leitura e entenda mais sobre esse conceito, quais são os seus benefícios, além de dicas de como implementá-lo.
O que é e como funciona?
De maneira bem simples, Data Driven se refere a processos orientados por dados. Ao utilizar softwares, ferramentas e métodos que auxiliam na coleta, processamento e interpretação desses dados e alinhá-los ao Marketing Digital permite maior eficiência no planejamento estratégico que deixa de ser baseado por intuições e achismos para algo mais concreto, assertivo, escalável e estruturado, o que permite uma maior combinação e interpretação de informações valiosas que desenvolvem a inteligência corporativa a longo prazo, dentre outros benefícios que veremos mais à frente.
Por que investir no Data Driven Marketing?
Por mais que os dados sejam importantes, sozinhos eles só serão números e um amontoado de relatórios. Portanto, eles dependem da inteligência humana para que sejam interpretados e aplicados corretamente, seguindo os objetivos do negócio.
Servindo para gerar valor a empresa ou até mesmo para atrair e fidelizar novos clientes, a cultura Data Driven Marketing permite, por exemplo, personalizar abordagens e ações específicas para um público-alvo. Ao obter dados específicos sobre o comportamento de clientes, é possível criar uma percepção e compreender melhor suas necessidades, o que gera um relacionamento mais próximo com eles, garantindo, assim, o destaque do negócio em relação à concorrência.
Dentre outros benefícios, como:
• Decisões e planejamento mais assertivos e confiáveis;
• Otimização de processos;
• Adaptabilidade às mudanças;
• Identificação de oportunidades, tendências e possíveis ameaças ao negócio.
Quais ferramentas utilizar?
No Marketing Digital já são bem conhecidas algumas ferramentas, tais como: Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, Google Data Studio, Facebook Ads e CRMs. Cada uma irá trazer diferentes insights, então o ponto importante ao utilizá-las é fazer a extração de dados significativos e que façam sentido naquele momento para a sua estratégia. Afinal, com a grande quantidade de informações que são disponibilizadas por essas ferramentas, se não souber organizá-las e integrá-las com o seu objetivo, não trarão nenhum resultado ao negócio. Como já foi dito anteriormente, os dados necessitam de pessoas para serem analisados e transformados em ações que gerem resultados.
Por fim, vale a pena analisar, pesquisar e definir qual é o melhor caminho para ter uma gestão dirigida por dados que traga bons resultados e possibilite mais inovação em suas estratégias.
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