* Por Jéssica Lima
Ao ingressar no mundo do empreendedorismo, é comum se deparar com conteúdos sobre gestão de negócios, organização de processos e estratégias de marketing para alavancar a sua startup. Essas ferramentas são fundamentais, claro, mas não são as únicas. Afinal, até onde é possível chegar sem um bom networking dentro da sua área de atuação?
O networking é o primeiro passo para construir uma rede de contatos duradouros, geralmente constituída por afinidade ou interesses em um nicho em comum, que podem fazer a diferença para o seu negócio. Os momentos de trocas entre os sócios fundadores, seus colaboradores e demais profissionais do setor são capazes de abrir portas para oportunidades que muitos nem esperavam.
Já pensou em fechar um contrato com um player relevante do mercado ou ainda consolidar novas parcerias com diferentes agentes do seu setor de atuação? Esse tipo de movimentação só agrega valor ao negócio – acredito que ninguém discorda. Mas você deve estar se questionando: como desenvolver um bom networking?
Para começar, é preciso ser visto. Frequentar conferências, feiras de negócios do setor, congressos e programas de mentorias são ambientes interessantes e acessíveis para quem precisa se destacar em um mercado tão competitivo. Esses espaços proporcionam encontros prováveis e improváveis, imprescindíveis para conhecer parceiros em potencial que poderão oferecer soluções para o seu negócio – ou até mesmo conquistar clientes.
Aqui na Abstartups, por exemplo, possuímos uma série de encontros para promover conexões entre os profissionais do ecossistema. Entre eles, podemos citar o maior evento de startups da América Latina, o CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), que oferece encontros entre startups, investidores, mentores, comunidades, grandes nomes do ecossistema de startups e outros apoiadores do empreendedorismo do mundo todo. Outro exemplo é o Jantar Impact, em que facilitamos a conexão entre agentes do ecossistema em um evento presencial exclusivo que facilita a troca de experiências.
No entanto, não é necessário um encontro presencial para fortalecer sua rede de networking, o LinkedIn ou grupos no WhatsApp, por exemplo, são ótimas formas de trocar vivências com outros empreendedores. Tirar proveito dessas oportunidades é a chave para a ascensão de qualquer negócio – seja aquele ainda incipiente ou o que já está consolidado. Um bom networking aumenta a chance de perenidade do negócio, além de reforçar reputação, expandir conhecimento do mercado e transformar a cabeça de qualquer empreendedor.
Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País.