A 99 está comemorando o terceiro aniversário da 99Pay, carteira digital voltada para serviços e educação financeira das classes C e D, que oferece cashback, empréstimo pessoal e recompensas para motoristas e usuários da plataforma. No último ano, a carteira cresceu 40%, atingindo um total de 15 milhões de usuários ativos, isto é, pessoas que utilizaram os serviços pelo menos uma vez nos últimos três meses. Entre as regiões do país, a Norte foi a que apresentou maior crescimento (54,4%), seguida pelo Nordeste (50,7%), Sudeste (39%), Centro-Oeste (26,9%) e Sul (24,4%).
A 99 foi a primeira empresa de mobilidade a lançar uma carteira digital no Brasil. O objetivo da iniciativa, lançada em um dos períodos mais críticos da pandemia de Covid-19, foi estimular a retirada de dinheiro físico de circulação, incentivando pagamentos digitais mais seguros e sem cobrança de taxas. Com o sucesso do produto, novos serviços foram adicionados à carteira para democratizar o acesso à economia digital.
Atualmente, a 99Pay permite transferência e parcelamento via PIX, pagamento de boletos parcelado, recarga de celular, compra e venda de criptoativos, além de empréstimo pessoal entre R$ 500 e R$ 10 mil e bonificação diária de até 220% do CDI. O O 99Empresta, serviço de empréstimo pessoal para usuários da 99Pay, já disponibilizou cerca de R$ 130 milhões para mais de 45 mil pessoas no Brasil. Destas pessoas, mais de 10% já pediram empréstimo pela plataforma mais de uma vez.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“Com o 99Empresta abrimos novas possibilidades para que cada um possa planejar e conquistar seus objetivos, tendo acesso à economia digital de forma gratuita, eficiente e incentivando o uso responsável do crédito. Pelo cruzamento de dados, estamos observando a utilização cautelosa do crédito como solução para questões emergenciais, para equilibrar finanças em momentos de necessidade e para apoiar a realização de sonhos”, explica Isadora Simons, gerente sênior de operações na 99Pay.
“Os resultados reforçam o nosso compromisso em oferecer acesso a serviços financeiros digitais de forma segura, rápida, simples, sem burocracia e, o melhor, sem taxas. Estamos comprometidos em seguir apresentando soluções inovadoras e que facilitem a vida dos usuários e valorizem ainda mais os seus recursos financeiros”, diz Maria Carolina Koch Rossi, Head de Desenvolvimento de Negócios da 99Pay.
Educação financeira no Brasil ainda é um desafio
A plataforma faz parte dos esforços da 99 para democratizar o acesso a crédito e educação financeira dos brasileiros. Uma pesquisa realizada com mais de 3 mil usuários da 99Pay apontou que as mulheres representam a maioria dos usuários do aplicativo, com uma participação de 54%. A maioria delas possui filhos (62%) e está na faixa etária de 24 a 34 anos (53%).
Das entrevistadas, 51% afirmaram não ter conhecimento de como lidar com o dinheiro, em comparação com apenas 33% dos homens. Nas classes sociais mais altas, 58% das mulheres relataram não ter educação financeira, em contraste com 82% dos homens que afirmaram entender sobre sobre finanças.
Outro ponto destacado na pesquisa é a diferença salarial entre homens e mulheres. Apenas 17% das mulheres ganham mais de R$ 3.194, e apenas 1% ganha mais de R$ 10 mil. Por outro lado, 34% dos homens têm uma renda superior a R$ 3.194, e 6% afirmam ganhar mais de R$ 10 mil.
“O recorte por gênero exemplifica bem a realidade das mulheres brasileiras. Por esse motivo, as mulheres são público-alvo importante da educação financeira, pois, em geral, estão em condições mais precarizadas”, diz a doutora em psicologia econômica Vera Rita de Mello Ferreira.
Para ajudar esse público, a empresa disponibiliza um curso gratuito de educação financeira. O conteúdo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a carteira digital e a edtech Barkus. Com acesso gratuito, os interessados podem fazer o curso a partir do link disponibilizado no site da 99.
“O curso gratuito é apenas uma das ações da 99Pay no sentido de oferecer ferramentas que potencializem o rendimento e o dinheiro das mulheres. Queremos ser um parceiro confiável e uma oportunidade de crescimento e liberdade. Valorizamos a independência e o empoderamento feminino, e acreditamos na tecnologia como aliada para organizar as contas e equilibrar os gastos do dia a dia. Estamos aqui para ajudar as mulheres a alcançarem seus objetivos com praticidade e segurança”, conta Anselmo Baccarini, Diretor de Comunicação da 99Pay.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.