* Por Vínicius Aguiari
Você teve uma ideia brilhante para uma startup. Animado, você logo começa a escrever as primeiras linhas de código do seu projeto.
Após semanas de noites em claro a base de cafeína, você solta seu produto para o mundo e boom! Ninguém se importa.
Na verdade, esta história acontece com frequência e poderia ser evitada se o empreendedor tivesse validado sua ideia de negócio antes – o chamado MVP.
Para isso, ele poderia ter usado alguns recursos, como:
– Conversar com usuários em potencial;
– Pesquisar clientes;
– Criar uma lista de email;
– Rodar uma campanha de anúncios ;
– Elaborar um protótipo;
– Criar um blog.
De todos estes, considero a criação de um blog a maneira mais eficaz para validar uma ideia de negócio, pois ela permite uma série de validações simultâneas, como geração de audiência, criação de lista, criação de comunidade e pesquisas.
Para mostrar este ponto, selecionei abaixo cinco startups que começaram como um simples blog e se tornaram empresas milionárias. Confira:
Groupon
O Groupon é um negócio com mais de 40 milhões de usuários ativos e lucros acima dos US$ 300 milhões.
Tudo começou quando o fundador, Andrew Manson, tinha a ideia de usar ações coletivas para aumentar o poder de barganha do consumidor.
E foi assim que o site The Point foi lançado: como uma plataforma que usava mídia social para juntar pessoas para atingir estes objetivos.
Depois, Mason conta que sua equipe simplesmente mudou o visual de um blog no WordPress para apresentar a marca do Groupon, e foi aí que o serviço foi lançado.
No começo os cupons eram feitos quase de maneira manual, através de PDFs e emails. Mas o sucesso inicial mostrou que o negócio conseguiria alçar vôos mais ambiciosos.
Kissmetrics
Se você já parou para procurar sobre marketing digital, é bem capaz que você saiba quem é Neil Patel.
Em 2007, ele lançou o QuickSprout, seu projeto de blog. Desde então, ele conseguiu se estabelecer como um dos maiores especialistas em sua área.
Seus posts são cheios de dados e dicas que ajudaram muitos empreendedores a melhorar a presença digital de suas marcas.
A Kissmetrics é a companhia que surgiu do seu blog, e funciona como um sistema de análise comportamental de visitantes de sites, fornecendo dados e insights que ajudam a melhorar suas conversões.
Ghost
A Ghost é uma plataforma de blogs que lançou seu crowdfunding em abril de 2013, ganhando uma enorme atenção da comunidade open source.
Mas antes da campanha de financiamento, foi um post de blog que deu a partida no projeto.
John O’Nolan originalmente criou uma página conceito descrevendo sua visão da solução ideal para blogs.
Nesta página, ele explicava como o WordPress havia crescido demais e agora tinha muitas funções complexas e desnecessárias.
Alguns dias após publicar a página conceito, O’Nolan teve mais de 91 mil pageviews. Além da exposição que ele ganhou, diversos fãs e críticos deram um feedback valioso.
Enquanto ainda estava desenvolvendo seu produto, John construiu uma audiência de 5 mil consumidores e 19 mil assinantes na sua lista de emails.
HuffPost
Arianna Huffington lançou o HuffPost como um blog em 2005. Para ajudá-la na produção do conteúdo, passou a convidar pessoas importantes para colaborar para o site, como o ator John Cusack e Larry David, cocriador da série Seinfeld.
Em 2011, o Huffington Post foi vendido por US$ 315 milhões, e Arianna embolsou US$ 12 milhões nesta transação.
Copyblogger
O Copyblogger é um dos blogs mais influentes na área de marketing de conteúdo. Brian Clark, seu fundador, era um advogado que não pensava em construir um negócio a partir do seu blog.
Ele iniciou somente com o objetivo de ter uma audiência, aprender sobre seus problemas, e fornecer soluções inteligentes para seus potenciais clientes.
Ele nunca foi atrás de investimentos: só começou seu blog de um jeito bem barato e focou em aumentar sua autoridade. “Eu gastei uns mil dólares no design do blog e em hospedagem antes de ter lucro”, diz Clark.
Hoje, sua empresa oferece diversas soluções, como temas do WordPress e cursos de marketing de conteúdo, faturando milhões de dólares em receita.
Viu como blogs podem ajudá-lo na validação de sua ideia e negócio? Portanto, coloque agora seu blog no ar e boa sorte!
Até a próxima!
Vinicius Aguiari é profissional de marketing com foco em tecnologia e inovação e praticamente de mindfulness nas horas ocupadas.