Regras existem para serem seguidas? Não, algumas foram inventadas para serem esquecidas. O TNW publicou uma lista com cinco regras de startups que devem ser ignoradas. A lista foi feita por Amit Kumar, que chefia o setor de pequenos negócios no Yahoo.
O mais interessante é ver que algumas das regras que Kumar dá para pequenos negócios, também devem ser seguidas no Brasil para startups por causa das diferenças de mercado e de ecossistema dos Estados Unidos. Por exemplo, assumir grandes riscos também não é um luxo que muitas startups se dão. No geral, todas têm que responder a investidores que estão muito preocupados com os caminhos.
Veja abaixo as cinco regras seguidas por startups (americanas, pelo menos) que as pequenas empresas devem ignorar:
1. Pense grande e tenha ideias escaláveis
Startups focam no crescimento acima de tudo. Isso faz sentido se você busca revolucionar a indústria ou criar novos mercados, mas para pequenas empresas de mercados existentes é mais dificil e o ideal é não focar num lucro de milhões. O foco deve ser querer que sua empresa seja lucrativa o mais rápido possível para que você viva bem e com um número limitado de empregados e despesas.
2. Startups estão sempre competindo por talento e atenção
Para muitas startups, o objetivo é eliminar a competição, contudo, muitas empresas pequenas podem viver bem em mercados saturados. Elas também podem trabalhar junto com a concorrência.
3. Assuma grandes riscos: invista para construir o produto que você quer e o dinheiro virá
Você pode construir novos mercados ou ganhar nos existentes. Se você está tentando construir um novo mercado, você é muito provavelmente uma startup e se você quer vencer nos já existentes, você é um pequeno empresário. Muita coisa pode ser aprendida em negócios existentes. Qual estratégia de vendas funciona? Que produto vendem? Qual é o posicionamento no mercado? Assumir riscos é aconselhável se você tem um suporte financeiro para tal, mas uma outra maneira de encarar o negócio é replicar e melhorar modelos que já são bem-sucedidos.
4. Métricas da empresa, principalmente aquisição e retenção, são secundárias ao produto
A maioria dos donos de pequenos negócios não tem muito dinheiro quando começam suas empresas. Normalmente eles começam com economias ou pegam dinheiro emprestado com amigos e família. Por causa disso, um bom conhecimento da empresa e métricas que farão seu negócio crescer são muito importantes. Muitas startups têm foco em rápido crescimento e podem se focar em uma ou duas métricas. Pequenos negócios não podem se dar esse luxo.
5. Planejar uma estratégia de fuga: IPO ou aquisição
Muitas startups constroem seu negócio com uma estratégia de saída como objetivo. Porém, pequenos negócios são estruturados e pensados para durar muito tempo, pagar as contas e gerar um bom rendimento para dar uma boa vida aos donos e aos empregados da empresa. Startups focam em ideias e mercados inovadores que requerem adoção rápida e com muita lucratividade. Pequenas empresas, contudo, constroem negócios para durar. Encontrar sucesso como empreendedor, porém, seja para uma startup ou um pequeno negócio, é sobre entender quais são seus objetivos e seguir as melhores práticas para o seu tipo de negócio.