Durante o Google Cloud Summit, o Google realizou o primeiro Gemini Prompt Hackathon, onde participantes responderam como a IA está os ajudando no trabalho e na vida pessoal. Prompts são os comandos dados a uma ferramenta de IA generativa para que ela gere uma resposta. Como resultado, o Hackathon ofereceu uma amostra das tendências e possibilidades sobre como a Inteligência Artificial pode ajudar no dia-a-dia, demonstrando como as pessoas desejam que a ferramenta seja parceira e que as ajude a ser mais eficientes e criativas, além de automatizar tarefas mais trabalhosas.
“A diversidade de prompts revelou um desejo comum: que a IA seja um parceiro confiável, ajudando a navegar pelas complexidades do mundo moderno. A maioria dos profissionais que participou se sente sobrecarregada por uma montanha de dados diariamente – como relatórios, e-mails e planilhas. E os prompts têm a função desbloquear todo potencial da IA e ajudar a filtrar tudo isso”, explica Maria Clara Fleury, head de marketing para produtos e IA na América Latina do Google.
Profissionais da área de varejo compartilharam com o Google quais são os prompts, que mais usam para maximizar o potencial da IA, aumentar a produtividade e gerar ideias.
Analise dados de vendas ou clientes
Este prompt é utilizado para encontrar tendências, identificar os principais produtos ou entender o comportamento de um cliente, por exemplo.
“Analise dados do histórico de compras do cliente em nossa loja de roupas online. Identifique os produtos mais vendidos, o valor médio do pedido, o valor do tempo de vida do cliente e quaisquer tendências sazonais no comportamento de compra. Use as informações para recomendar estratégias para melhorar as vendas e a retenção de clientes.”
Faça um plano de marketing ou produção
Segundo a head de marketing para produtos e IA do Google, este comando ajuda a promover produtos, gerenciar recursos ou otimizar processos de fabricação de uma iniciativa.
“Desenvolva um plano de marketing abrangente para o lançamento de nossa nova linha de tênis sustentáveis. Defina o público-alvo, os principais canais de marketing, a estratégia de mensagens e as atividades promocionais para alcançar clientes em potencial de forma eficaz. Inclua uma alocação de orçamento para cada atividade de marketing e metas de vendas projetadas.
Crie um roteiro para otimizar um processo
Em relação ao varejo, esta solicitação é usada para agilizar operações, melhorar a eficiência ou aprimorar a experiência do cliente.
“Crie um roteiro para otimizar o processo de atendimento de pedidos para o nosso negócio de e-commerce. Identifique gargalos, ineficiências e áreas de melhoria. Descreva as etapas necessárias para agilizar o processo, reduzir os tempos de envio e melhorar a satisfação do cliente. Inclua soluções tecnológicas específicas ou mudanças no processo a serem consideradas”, conta Fleury
Reescreva a descrição do produto ou adeque o marketing
Neste caso, o comando é capaz de tornar o produto mais atraente, persuasivo e informativo para o cliente.
“Reescreva esta descrição do produto sobre o novo sistema de segurança residencial inteligente e destaque seus principais recursos e benefícios de uma forma mais envolvente e persuasiva. Tenha como alvo os proprietários preocupados com segurança e conveniência. Use uma linguagem fácil de entender e enfatize a proposta de valor do produto”, explica a head de marketing do Google.
Resuma o relatório de vendas ou pesquisa de mercado
Esta solicitação auxilia na obtenção de conclusões importantes e outros insights de mercado.
“Resuma as principais conclusões deste relatório de pesquisa de mercado sobre a crescente demanda por alternativas à base de carne vegetal. Identifique as principais tendências do mercado, preferências do consumidor e cenário competitivo. Forneça insights que possam informar nosso desenvolvimento de produtos e estratégias de marketing.”
Metodologia e aprendizados do Google
Os resultados do Google mostram que a IA já está revolucionando a análise financeira e o gerenciamento de riscos. Cerca de 800 profissionais de diversos setores da indústria, varejo e saúde responderam ao Hackathon, compartilhando mais de 2.500 comandos em três categorias como produtividade, trabalho e vida pessoal.
Os mais de 800 participantes apontaram os principais usos do Gemini em diversas áreas. Entre eles, destacam-se a análise de dados para gerar insights de negócios, a criação de roteiros de viagem personalizados, a reescrita de textos para aumentar clareza e impacto, o planejamento semanal de tarefas e projetos, além do resumo de documentos e textos complexos.
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