Ganhar dinheiro. Que bom seria se executar um plano de negócios fosse tão simples assim. Fato é que o lucro é absolutamente necessário em startups que recebem investimento privado e retornável. As outras, podem até fazer pouca questão de resolver a vida financeira, mas talvez tenham problemas em garantir a continuidade, manutenção e evolução dos serviços – visto que precisam ser executados por profissionais, requerem um mínimo de infraestrutura e custos.
Quando a startup é de mídias sociais, o problema da precificação para rentabilidade aumenta: a adesão de grande público é essencial, mas há uma curva de adoção e barreiras de entrada como cobrar pelo serviço podem não ser uma boa ajuda no início. Afinal, provavelmente a startup faz uma versão parecida com algum outro serviço conhecido e comprovado (sem muito valor agregado diferencial pelo qual as pessoas queiram facilmente pagar); ou então a startup faz um serviço realmente inovador, que os usuários e o mercado ainda resistam um pouco a adotar, por desconhecimento, e por isso resistam também a contratar, pagar.
Muito se fala sobre o modelo freemium (a mistura do gratuito free com o exclusivo premium) e sobre propaganda (patrocínio, custo por visualização, custo por clique), e por isso é muito comum encontrar esses modelos em atividade. Como recomenda Guy Kawasaki: sua startup pode inovar em tudo, mas deve tentar se manter o mais básica, simples e comum possível na hora de definir como ganhar dinheiro – para que fazer negócios seja fácil e rápido. Mesmo assim, não custa saber que existem mais modelos. Vamos dar uma olhada em alguns que encontrei no blog Mashable.
1) O modelo freemium
Empresas que funcionam neste modelo oferecem de forma gratuita (free) algum ou alguns produtos e serviços básicos, e cobram dos usuários por produtos, serviços ou funcionalidades mais avançadas (premium). Vou mencionar exemplos estrangeiros para não favorecer uma ou outra startup brasileira: Flickr, LinkedIn.
O maior desafio deste modelo é descobrir quanto dar de graça, para que os usuários ainda precisem e queiram incrementar seu uso com um plano pago (ou comprando aos poucos, como os créditos telefônicos do Skype). Geralmente, a extrema maioria dos usuários (tipo 90%) não vai pagar pelas funcionalidades extra, então você precisa fazer muito bem o desenvolvimento de produto.
2) O modelo de afiliados
Neste modelo, sites (comumente, blogs) ganham dinheiro ao direcionar tráfego ou compras para outro site (geralmente de vendas). Ou seja, muita gente que vende coisas na web acaba criando uma rede de parceiros afiliados e dão comissão pelo número de compradores (ou simplesmente visitantes) que enviam parece bem a partir destes afiliados.
Da mesma forma que os sites que lucram apenas com propaganda, sites com um alto número de visitantes conseguem fazer dinheiro de forma mais fácil e rápida por meio de links nos sites afiliados. Isso significa que mesmo uma taxa baixa de conversão (de visitantes em compradores) pode significar um bom dinheiro (“de grão em grão, a galinha enche o papo”).
3) O modelo de assinatura
Este é fácil. Significa que, para ter acesso aos serviços, o usuário terá de pagar uma taxa mensal ou anual – como acontece com o Netflix. Em alguns casos, pode-se ver o modelo freemium servindo como amostra e chamariz para o modelo de assinatura.
4) O modelo de bens virtuais
Quem aqui já gastou dinheiro dentro de jogos, comprando um poder especial para seu personagem? Ou comprando sementes especiais para a sua fazenda virtual? Pois é, tem muita gente gastando dinheiro com coisas virtuais, geralmente dentro de jogos ou aplicativos sociais de entretenimento. O exemplo mais extremo foi o aplicativo Diamond no iPhone: quem pagasse o valor (que era bem caro), poderia baixar uma proteção de tela que era o desenho de um grande e belo diamante – e sair ostentando! Mas em muitos casos, o valor gasto é baixo, talvez parecido com o gasto em fichas de fliperama.
5) O modelo de publicidade
Como em jornais, rádio e TV: com quanto mais público você tiver contato, mais marcas, empresas e produtos vão querer aparecer junto – então você pode vender banners no seu site, por exemplo.
Conclusão
Existem formas comprovadas de como ganhar dinheiro na web, e várias apostas que não se concretizam. Isso não significa que sua startup vai precisar – ou mesmo conseguir – ser fiel a apenas um modelo, pois é comum (e saudável) que se troque inclusive de plano de negócios. Empreender é fazer acontecer, não apenas planejar: isso sim, significa que você deve imaginar os próximos passos, mas sem se fechar para o mundo e ficar apenas cumprindo seu plano. Seja real, seja sensível ao mercado.