Você já percebeu que ter um cartão de visitas virtual é uma grande tendência do mundo moderno? Afinal, com ele você consegue divulgar seu nome, nome da sua marca ou empresa, de maneira simples, fácil, prática e na hora, sem papel, e sem gastos com impressão.
Portanto, a ideia do cartão de visitas virtual é também mais ecológica do que a impressão de milhares de cartões, os quais você nem sabe se o cliente vai mesmo guardar.
O cartão de visitas virtual tem a grande vantagem de poder ficar armazenado nos contatos do cliente, podendo ser acessado a qualquer momento.
Além disso, dependendo do tipo de cartão virtual que você escolher fazer, você pode associar links as suas redes sociais profissionais, como LinkedIn, Instagram e Facebook.
Agora que você já sabe das grandes vantagens de se ter um cartão de visitas virtual, confira essas dicas para você seguir antes de você criar o seu.
1 – Cartão de visitas virtual: programas pagamos X gratuitos
Existem diversos programas excelentes para criar cartões de visitas virtuais. Com esses programas, você escolhe a fonte, adiciona imagens, coloca efeitos, enfim, faz tudo o que sua imaginação permitir.
Dentre esses programas, destacamos o Adobe Spark, um programa bastante intuitivo e simples de usar, portanto você não vai gastar horas do seu tempo tentando aprender como usa o software antes de usá-lo. O Adobe Spark facilita a sua vida com uma plataforma fácil de mexer, até por quem não tem experiência em design gráfico.
Existem também alguns sites gratuitos, porém sites gratuitos geralmente não têm tantas ferramentas e banco de imagens como os programas pagos. Mas podem também ser uma opção, sendo a escolha muito pessoal.
2 – Cuidado com excessos
Mesmo sendo voltado para o mundo virtual, em que imagens têm grande impacto, cuidado com excessos.
Não inclua inúmeras imagens, para não deixar seu cartão virtual confuso.
Também cuidado com excessos nas cores das letras, afinal, o seu cartão de visitas ainda tem que passar uma ideia profissional. Não é um convite para uma festa, é sua imagem profissional em jogo!
Portanto, lembre-se da frase: menos é mais!
3 – Divulgue em sites e blogs
Uma das características mais legais dos cartões virtuais é que você pode adicioná-los a postagens de blogs e sites.
Isso facilita muito se por exemplo você tem um negócio que capta clientes por sites e blogs. Aliás, a divulgação do seu negócio online pode trazer um grande número de clientes.
4 – Para profissionais que usam redes sociais – cartão virtual interativo
Se você usa redes sociais profissionais, como LinkedIn, Instagram, para divulgar seu business, então um cartão virtual interativo pode ser a ideia ideal para você.
Esse tipo de cartão virtual vem com links para as redes sociais e é a alternativa perfeita para quem procura aliar os benefícios de um cartão de visitas virtual à necessidade de divulgação de suas redes sociais profissionais.
5 – Lembre-se do essencial: sem erros de português
Pode parecer inacreditável, mas muitas pessoas ao criar um cartão de visitas virtual ficam tão preocupadas com o desenho, a imagem e a arte e esquecem do principal: a informação correta e bem-escrita.
Portanto, tenha certeza que seu cartão virtual não tenha nenhum erro de português.
Alinhe as informações corretamente também ajuda a dar um up no visual.
Conclusão
Ter um cartão de visitas virtual é algo moderno e necessário na divulgação atual do seu nome e para conquistar clientes.
Tendo alguns cuidados e usando as ferramentas certas, o seu cartão de visitas virtual será uma excelente forma de divulgar o seu nome e a sua marca.