* Por Anjos do Brasil
O mundo de startups e do empreendedorismo está em alta e tem atraído muitas pessoas para empreender, principalmente quando escutam que o importante é ter boas ideias. A questão é que ter uma ideia para fazer algo de maneira diferente não é tão incomum, agora executá-la é sempre um desafio. O empreendedor encontra várias barreiras, e uma bem comum se chama capital.
Por isso, separamos 5 dicas de como transformar aquela sua ideia num projeto viável e estruturado o suficiente para buscar investimento anjo e ajudar sua startup a dar um salto:
Elabore
Em primeiro lugar, desenvolva sua ideia: você pode escrevê-la numa folha ou documento. Quando começamos a elaborá-la, várias questões começam a surgir, e isso ajuda a avaliar melhor como esta ideia pode se transformar em um negócio. Além disso, você terá a ideia mais clara para conseguir explicá-la para outros que podem colaborar com o desenvolvimento. Afinal, se a ideia não está clara para você, vai estar muito menos para qualquer outra pessoa.
Pesquisa de mercado
Quem será beneficiado com a solução que você está trazendo? Fazer uma segmentação de mercado é fundamental para entender como chegar ao cliente com seu produto. Por exemplo, se você está vendendo um produto infantil, o público-alvo são mães ou crianças?
Se forem mães, o jeito de chegar a elas pode ser através de redes sociais. Se forem crianças, esse não é o melhor meio de contato, talvez um anúncio na televisão seja mais efetivo. Quanto mais detalhes você tiver sobre o público alvo, mais definida será sua abordagem para encontrá-lo.
Escolha bem o seu time
Esse é um elemento muito importante, e onde investidores costumam olhar com um cuidado especial. Todos sabem que muito do sucesso da empresa está na mão da equipe. Além disso, busque diversidade, tendo sócios e contratando pessoas com habilidades e conhecimentos diferentes dos seus. Complementariedade é palavra chave em termos de time.
Protótipo
Antes de apresentar seu projeto, tenha um protótipo ou uma prova conceito do que você quer vender, seja um produto físico ou o demo de um aplicativo. Assim será mais simples para testar seu produto e efetuar as primeiras vendas. Se você já tiver efeito algumas vendas e puder apresentar esses números ao investidor, você tem muito mais chances de conseguir capital.
Desenvolva um pitch
Podem acontecer várias oportunidades de você apresentar seu projeto então, aprenda a comunicar de forma clara e direta a solução que você está trazendo. Faça com que quem ouça o projeto sinta-se tocado e queira embarcar com você nessa jornada e, no caso de um investidor, que queira financia-lo.
Quando você perceber que está no momento de conseguir investimento para crescer e escalar sua startup, submeta seu projeto para uma rede de investimento anjo, como a Anjos do Brasil.
A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento-anjo e apoio ao empreendedorismo de inovação. Atua compartilhando conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios para investidores-anjo e empreendedores, bem como apoiando a criação de novas redes de anjos regionais.