Em 2023, aproximadamente 22,4 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais ainda não utilizavam a internet, segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número representa cerca de 12% da população, destacando um significativo contingente de pessoas excluídas do mundo digital.
A pesquisa aponta que a maioria dessas pessoas, 75,5%, não possui instrução ou tem apenas o ensino fundamental incompleto. Mais de metade desse grupo é composta por idosos com 60 anos ou mais, o que reforça o desafio da inclusão digital entre as faixas etárias mais avançadas.
O principal motivo para a não adesão à internet é a falta de conhecimento sobre como usar a tecnologia, citado por 46% dos desconectados, cerca de 10,3 milhões de pessoas. A falta de necessidade foi apontada por quase 26%, enquanto o preço dos serviços e a preocupação com privacidade ou segurança foram mencionados por 15% e 3,3%, respectivamente.
Acessos à internet no Brasil crescem
Por outro lado, o acesso online no Brasil continua a crescer. Desde 2016, o percentual de usuários da rede passou de 66,1% para 88,0% em 2023, alcançando 164,5 milhões de brasileiros. A maior expansão no uso ocorreu na região Norte, onde o percentual de usuários subiu de 82,4% para 85,3%.
A análise por faixa etária revela a atividade online que mais cresceu, foi entre pessoas com 60 anos ou mais. “Essa rápida expansão de usuários da Internet entre a população idosa pode estar relacionada, entre outros motivos, ao fato de que a Internet tem feito cada vez mais parte do cotidiano da sociedade, com a expansão de seu uso para diferentes finalidades, então essas pessoas podem estar sentindo maior necessidade de se adequar aos novos padrões”, analisa Gustavo Geaquinto Fontes, analista da pesquisa.
O estudo também confirma que o uso da internet está fortemente ligado à escolaridade. Apenas 44,4% das pessoas sem instrução estão conectadas, enquanto entre aqueles com ensino superior incompleto e completo, os percentuais são de 98,3% e 97,6%, respectivamente.
Celular continua sendo aparelho mais utilizado para acessos
Entre os que acessam a internet, 94,3% fazem uso diário, e o telefone celular é o principal meio de acesso, utilizado por 98,8% dos usuários. Houve um aumento no uso da televisão para acessar o ambiente virtual e uma redução no uso de microcomputadores.
Quanto às finalidades de uso, as chamadas de voz ou vídeo são a atividade mais comum (94,6%), seguidas pelo envio ou recebimento de mensagens via aplicativos (91,1%). O uso da internet para acessar bancos foi o que mais cresceu no último ano (+6,6%), enquanto a leitura de notícias online sofreu a maior queda (-3,3%).
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!