A Sonda, integradora latino-americana de TI, assinou o contrato da Infovia Digital com o governo do Mato Grosso do Sul, iniciativa que levará conectividade de alta velocidade ao estado e impactará 1,7 milhão de pessoas diretamente, impulsionando o desenvolvimento econômico local e a inclusão social.

Pelo contrato com o Consócio Sonda, no valor de R$ 887 milhões, haverá a concessão da área pelos próximos 30 anos e até 2024 serão implantados 7 mil quilômetros de rede de fibra ótica, interligando 79 municípios do estado, além de disponibilizar internet de alta velocidade e gratuita em 129 praças públicas, algumas já em 2023.

O acordo também contempla a construção de um Centro de Operações de Rede (COR) em Campo Grande para o videomonitoramento das praças e dos veículos que trafegam em rodovias estaduais e na capital, e promoverá a conexão entre as unidades administrativas, como escolas, unidades de saúde e segurança pública.

De acordo com Ricardo Scheffer, CEO da Sonda Brasil, a infraestrutura de dados disponibilizada neste projeto propõe levar ao estado uma realidade ainda inexistente na região. “Proporcionar internet gratuita é levar a inclusão digital à população por meio de praças com wi-fi livre, por exemplo. O estado também terá a possibilidade de promover projetos como o de escolas digitais, no modelo 4.0, assim como adotar a telemedicina. Além disso, a Infovia Digital pavimentará o acesso para a iniciativa privada aportar investimentos na região, o que acarretará um crescimento estruturado tanto das organizações, como do estado”.