Reconhecido mundialmente, um dos pratos mais amados pelo brasileiro é o churrasco. E a Scheer Churrasqueiras e Parrillas, uma das maiores fabricantes de churrasqueiras profissionais do mundo, está implementando características tecnológicas aos grelhados. A companhia está anunciando o sistema Firetech, que prepara todos os alimentos por meio de um controle remoto, com inteligência artificial. 

A inovação chega focada para o mercado de restaurante. Com a aplicação dos conceitos de TI aos seus equipamentos, a empresa desenvolveu softwares que contribuirão no controle da temperatura, com a melhoria de processos, economia de tempo, matéria-prima e mão-de-obra, além da precisão na padronização e qualidade dos assados.

Através de sensores, o sistema firetech faz o controle de altura das grelhas, para uma padronização da temperatura, conforme o ponto determinado para cada carne e corte. Assim, otimiza o consumo do carvão, consegue prever a necessidade de manutenção do equipamento e libera mão-de-obra para outras atividades.

“O controle da temperatura sempre foi um grande desafio nas churrasqueiras a carvão ou lenha pois é inconstante”, ressalta Daniel Scheer Viapiana, CEO da Scheer Churrasqueiras e Parrillas. “Em outros nichos da cozinha industrial, há esse controle. Para o churrasco tradicional, isso é inédito. Sempre ficou por conta do feeling dos profissionais a hora certa para abastecer o equipamento, o momento para puxar a brasa p/baixo da carne, dentre outras providências que dependem da mão-de-obra especializada”, explica o executivo.

O firetech registra padrões e gera previsibilidade, sem a necessidade da intervenção humana. Todo o processo pode ser acompanhado por meio de relatórios de análise e comparação. Permite conectar a operação interna e externa do estabelecimento.