O volume de investimentos em startups e a quantidade de rodadas bateram recorde em 2021. Segundo dados do Inside Venture Capital, relatório produzido pelo Distrito, plataforma de inovação aberta e transformação digital da América Latina, as startups brasileiras receberam US$ 9,43 bilhões ao longo do ano, distribuídos em um total de 779 transações.
Apesar dos números positivos, muitos empreendedores ainda não sabem como funcionam os processos de captação, o que fazer para atrair investidores e preparar um pitch matador para conquistar o tão esperado “sim”.
Para ajudá-los nesse processo, vamos dar início a uma série de matérias com dicas práticas de importantes investidores do mercado.
Para a estreia, convidamos Caito Maia, fundador da Chilli Beans, a maior rede especializada em óculos e acessórios da América Latina e um dos jurados Shark Tank Brasil exibido pelo Sony Channel, programa onde o empreendedor pode apresentar seu negócio para um grupo de investidores, conhecidos como “tubarões”, que decidem se querem ou não investir na empresa.
Por onde começar?
Caito Maia afirma que antes de buscar um investidor, o empreendedor precisa conhecer muito bem o seu negócio e seus números. É preciso saber se sua margem de lucro está saudável, ter consciência do giro do seu produto e entender as oportunidades que tem em mãos para ter sucesso. Também é preciso ter clareza de que sua solução é inovadora e atende às necessidades do mercado, sendo algo que possa crescer com grande velocidade.
Você precisa mesmo de um investidor?
Caito destaca que é importante o empreendedor tomar cuidado para não depender de investimentos. “Hoje tem algo que me preocupa muito, o empreendedor acha que o negócio só decola com investidor. Isso não é verdade, eu construí a Chilli Beans sozinho. É importante que a pessoa tenha consciência se precisa de um sócio ou não. Se sim, primeiro precisa estruturar o negócio, gerar desejo e ter tração nas vendas”.
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Trajetória
Com 18 anos, Caito mudou-se para os Estados Unidos para seguir o seu sonho de estudar música. Nas suas visitas ao Brasil, ele sempre trazia pares de óculos para vender, sendo uma forma de renda extra enquanto batalhava para ser um astro do Rock. Por um tempo ele foi vocalista e guitarrista de uma banda do gênero chamada “Las Ticas Tienen Fuego” – que fez algumas turnês e foi indicada a uma das categorias do prêmio Video Music Brasil, da MTV -, mas nunca abandonou sua venda de óculos.
A banda não decolou e Maia focou nos negócios, abrindo a sua primeira loja de óculos. A empresa se chamava Blue Velvet e era uma atacadista com um bom volume de vendas, mas não gerava caixa, então precisou ser fechada.
Em 1997, como sobraram óculos do seu primeiro empreendimento, o empresário montou um quiosque de vendas no Mercado Mundo Mix, um evento em São Paulo que vende roupas e acessórios, e assim nasceu a Chilli Beans. No mesmo ano, chega à Galeria Ouro Fino e a transforma em referência de consumo.
Após 12 anos de empresa, o empreendedor percebeu que se continuasse vendendo apenas óculos iria perder seu negócio, uma vez que a venda desse produto não é uma exclusividade. Caito resolveu incluir histórias por trás dos seus produtos e desde então, a maioria dos produtos Chilli Beans possuem um significado.
Na coleção Rita Lee, por exemplo, o logo da campanha foi um rabisco de um disco voador que a própria cantora havia visto e desenhado. Já na coleção dos Beatles, os óculos foram feitos com uma réplica da madeira, de igual qualidade, da guitarra e do baixo dos integrantes, dando um toque especial para os fãs da banda e gerando mais vendas.
Na última sexta-feira (11), a marca realizou o lançamento da sua nova coleção com o Dj Alok durante uma festa no reality show Big Brother Brasil 22. O DJ, que tem a parceria mais duradoura e rentável com a marca, apareceu por meio de um holograma para apresentar a coleção “Alok Nature Tech”, que representa a união da natureza com a tecnologia.
Pitch matador
Da mesma forma que toca seu negócio, Caito busca empreendedores que possuem um produto com diferencial e que conte uma história.
“Eu busco arroz, feijão, amor e pimenta. Arroz e feijão são as contas, margem, aceitação, vendas, recorrência – o básico do negócio, a “cozinha”. Amor é o brilho nos olhos do empreendedor e a pimenta é o seu diferencial, o que seu produto ou serviço traz de diferente.”
Para Caito, na hora do pitch o empreendedor precisa mostrar a sua consciência da maturidade da marca e informar sobre a rentabilidade, volume de vendas, estratégias, concorrentes e etc.. “Fique calmo, tranquilo e mostre sua paixão. Não comece falando de um produto, comece pela história do seu produto. Eu busco por um empresário que tenha uma noção e força muito grande da sua marca e que ela tenha uma cara diferente”, explicou.
Cases de sucesso
Caito possui diversos cases de investimento em seu portfólio, mas para o Startupi destacou dois deles. O primeiro foi a barbearia Rei do Blindado, que já está na sua terceira loja. O empreendedor Ariel Franco se tornou conhecido na internet pelo seu corte “blindado”, fica intacto por dias. Em 2019, foi ao Shark Tank Brasil apresentar a sua escola de barbearia Blindado Academy e recebeu R$ 250 mil para investir no negócio.
O segundo foi a Borracharia do Leandro, que já está operando em um shopping. O casal Leandro e Luana resolveu gourmetizar a ida ao borracheiro, deixando o ambiente mais agradável, com uma sala de espera com café e decoração sustentável feita com pneus. Eles buscaram investimento no Shark Tank e conquistaram Caito quando mostraram brilho nos olhos – amor e paixão pelo negócio, que investiu R$ 250 mil para alavancar a empresa.
Hoje a Chilli Beans está presente em Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, México, Bolívia e Tailândia. Além das lojas e quiosques tradicionais, a marca já conta com várias flagships. Em São Paulo, a loja conceito fica na luxuosa Oscar Freire e nos EUA, uma delas fica em Santa Mônica, na Promenade, o calçadão que concentra as marcas mais descoladas. Já em Portugal, a capital Lisboa é a sede da loja conceito. Quer saber mais sobre Caito e sua trajetória com a Chilli Beans? Clique aqui.
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