A Sinqia, provedora de softwares para o sistema financeiro no Brasil, anunciou a aquisição da Newcon Software S.A. e da Newcon Tecnologia e Serviços Ltda., conjuntamente, “NewCon”, especialista em consórcios. Essa é a 22ª e maior aquisição já realizada pela Sinqia. O valor da transação é de R$ 422,5 milhões, composto por uma parcela à vista e uma parcela a prazo a ser paga em 5 prestações anuais.

A NewCon é uma das principais fornecedoras de tecnologia para o sistema financeiro no Brasil, especialista em softwares usados por mais de 80 administradoras de consórcio ligadas aos principais conglomerados financeiros e montadoras de veículos, além das independentes. Sua equipe é formada por mais de 190 colaboradores com ampla experiência no negócio.

A aquisição tem os objetivos de fortalecer a posição da Sinqia como provedora líder, com um portfólio de produtos abrangente e uma base de clientes robusta, e ampliar as avenidas de crescimento para a unidade Sinqia Digital. “Vamos intensificar a transformação no mercado de consórcios, apoiando nossos clientes e acelerando a penetração das soluções de onboarding digital, assinatura digital e cobrança digital que já integram o portfólio da Sinqia”, comenta Thiago Rocha, Diretor Financeiro e de RI da Sinqia.

Segundo dados do Banco Central do Brasil, o mercado de consórcio brasileiro corresponde a 3,9% do PIB e atende a 8 milhões de consorciados. As mais de 130 administradoras de consórcio comercializaram créditos de R$ 181,8 bilhões de janeiro a outubro de 2021, aumento de 38,1% sobre o mesmo período do ano anterior. Segundo o executivo, a perspectiva para o mercado é promissora, visto que o consórcio se torna um produto com mais apelo em um cenário de alta nos juros.

Essa aquisição é uma das mais importantes já realizadas pela Sinqia, e reafirma o comprometimento com a estratégia de consolidação. “A NewCon é uma empresa relevante, que apresentou crescimento consistente e lucratividade elevada desde que nos conhecemos, há mais de dez anos. Ela coloca nossa empresa em um novo patamar”, conclui Rocha.


* Foto destaque: Thiago Rocha, Diretor Financeiro e de RI da Sinqia.