A Roca Group planeja destinar entre € 500 mil a € 2 milhões em projetos de empreendedorismo que desenvolvam sua atividade em áreas estratégicas para empresas. A empresa estima que, no prazo de cinco anos, o portfólio de investimentos será composto por 10 a 15 empresas com foco global.

Para o lançamento do Roca Group Ventures, o Roca Group contará com a Alantra, assessoria financeira global e gestão de ativos, que assessorará o fundo no processo de geração de oportunidades de investimento e na futura gestão do portfólio de participações, contribuindo com sua vasta experiência nesse tipo de projeto. O fundo também concretizará parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade, uma vez que, por meio desse fundo, a empresa priorizará as startups que tenham foco em práticas que respeitem o meio ambiente. Dessa forma, estenderá sua estratégia verde a todos os projetos com os quais trabalhe.

Quatro áreas de desenvolvimento e inovação

Roca Group, dedicado ao design, produção e comercialização de produtos para o espaço do banheiro, definiu quatro áreas de negócio que interessarão na busca de oportunidades: wellness e smart bathrooms; novos negócios e materiais; eficiência energética e racionalização do consumo de água; e, finalmente, excelência operacional em seus processos industriais.

Em relação à wellness e smart bathrooms, a empresa buscará recursos tecnológicos que, por meio de Inteligência Artificial (AI) e conectividade, melhorem a usabilidade dos dispositivos, contribuam para o desenvolvimento de produtos eco-friendly e para o desenvolvimento de produtos que gerem espaços de relaxamento.

Em termos de novos negócios e novos materiais, o Roca Group Ventures se concentrará em soluções inovadoras baseadas em tecnologia com uma ampla margem de crescimento, além de novos materiais, tanto para a construção, quanto para a fabricação de novos produtos.

No que se refere à área da eficiência energética e racionalização do consumo de água, o grupo identificará e desenvolverá produtos e serviços que contribuam para a geração de casas conectadas e sustentáveis, com foco especial na redução do consumo de água.

Finalmente, e com a finalidade de aumentar a excelência operacional, tecnologias como AI, impressão 3D, Internet das Coisas (IoT), blockchain ou plataformas integrais também serão um foco de interesse para o fundo.

Albert Magrans, CEO da Roca Group, explicou que o Roca Group Ventures busca “gerar um modelo de empreendimento de caráter híbrido, que combine as vantagens de uma grande empresa (recursos, escala, conhecimento, experiência, comercialização), com a inovação, tecnologia, motivação, agilidade e talento de uma startup”.

Sede no “Espai Roca

Roca Group Ventures estará diretamente vinculado ao futuro “Espai Roca”, um hub de inovação sobre construção sustentável e economia circular, entre outras áreas, que estará localizado na atual fábrica que o grupo possui nos municípios de Gavá e Viladecans (Espanha). A empresa planeja construir, nessas instalações, um dos mais importantes parques empresariais da Europa, onde o fundo terá sua sede.

A companhia nomeará um executivo da organização que atuará como Ventures Head coordenando a colaboração com diferentes especialistas e managers da empresa, aceleradoras, incubadoras e outros partners que facilitem a identificação e o desenvolvimento dos projetos.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.