O Olist, especialista em soluções de e-commerce para varejistas e marcas digitais, anunciou a aquisição do Tiny, empresa líder em ERP e sistemas de gestão para PMEs, e da plataforma de e-commerce Vnda. As aquisições compreendem a totalidade do capital social das duas empresas e os valores não foram anunciados. Com esses movimentos, chega a quatro o número de aquisições do Olist nos últimos doze meses. Os valores da aquisição não foram revelados.

Fundada em 2012, o Tiny é uma das startups de retail tech mais admiradas no mercado. Sua atuação está centrada em um segmento que ganha cada vez mais relevância, considerando o desafio que os varejistas têm para gerenciar eficientemente suas operações multicanais.

“O foco de Tiny sempre foi ajudar o varejista a ter excelência na operação, mas sabíamos que a nossa solução, sozinha, não faria com que o lojista crescesse e vendesse cada vez mais. Agora com o Olist, vamos entregar uma solução 360º para os nossos clientes, capaz de atender de ponta a ponta a operação de vendas e trazer resultados para os lojistas. Com essa movimentação, nosso sonho de ser muito maior ganhou a força que precisava para se concretizar”, diz Rogério Tessari, CEO e cofundador do Tiny, que continuará à frente de toda a operação e time Tiny, sediado em Bento Gonçalves/RS. 

Apesar de nunca ter levantado capital externamente, o Tiny entregou um crescimento expressivo nos últimos anos, consolidando sua liderança. Com a aquisição, a expectativa é triplicar o resultado em 2022. 

“É um passo estratégico para o Olist adquirir Tiny e Vnda, que são empresas referências em seus segmentos e que também compartilham do propósito e missão do Olist. Esse movimento traz ganhos relevantes para as três companhias: fortalecemos nosso ecossistema, incorporamos times talentosos e expandimos nossa oferta de produtos ao mercado. Assim, direcionamos os esforços para ampliar o nosso ecossistema e oferecer aos varejistas a possibilidade de escolherem a melhor ferramenta para auxiliá-los no crescimento de seus negócios, seja por meio de M&As estratégicos ou integrações com os demais players do mercado”, diz Tiago Dalvi, fundador e CEO do Olist. 

Há 10 anos no mercado, a Vnda é uma plataforma de e-commerce com visão omnichannel, permitindo aos lojistas venderem em vários canais, consolidando as vendas físicas e digitais em uma única plataforma. Além do know-how para servir DNVBs (Digitally Native Vertical Brand), a plataforma atua fortemente na digitalização de operações de varejo mais tradicionais, expandindo sua atuação online com recursos que auxiliam na criação de “propagadores da marca”, como programas de indicação, atendimento personalizado e experiência de consumo otimizada. 

“A Vnda é uma solução que está na vanguarda do e-commerce e é reconhecida por isso. Agora, somando forças com o Olist, acreditamos que a nossa tecnologia vai evoluir ainda mais e alcançar novos negócios”, pontua Dênis Osório, cofundador da Vnda. 

Apesar de manterem estratégias de time e produto independentes, ambas empresas passam a fortalecer o ecossistema do Olist com soluções complementares e sinérgicas, ampliando o leque de serviços oferecidos ao mercado. Assim, o Olist se posiciona como uma plataforma mais ampla e diversificada, reunindo em um único ambiente produtos próprios e soluções parceiras a fim de empoderar cada vez mais o comércio. 

“Trazer Tiny e Vnda para o Olist vai ao encontro do nosso objetivo principal, que é empoderar o comércio, resolver dores relevantes de nossos clientes e fortalecer o nosso ecossistema de integrações. Estamos investindo muito em tecnologia, crescimento e diferenciação, com uma visão de produto integrada e centrada no sucesso do cliente. E é para entregar cada vez mais valor para os clientes que mantemos nosso ecossistema aberto ao mercado, integrado com uma ampla gama de empresas, serviços e soluções capazes de endereçar todos os desafios dos nossos varejistas”, finaliza Dalvi.


Foto de destaque: Tiago Dalvi CEO da Olist e Rogério Tessari CEO da Tiny.