A InfoPrice, startup de tecnologia focada em pesquisa e inteligência de preços, acaba de receber investimento total de R$ 15 milhões, sendo R$ 10 milhões da Indicator Capital, gestora brasileira de venture capital early-stage, e R$ 5 milhões da TM3 Capital, atual investidor da companhia.

Com o aporte, a InfoPrice visa aperfeiçoar seu sistema de precificação dinâmica, torná-lo acessível aos SMBs (pequenos e médios negócios) e oferecer o mesmo dinamismo já presente no e-commerce internacional para as lojas físicas do varejo brasileiro, democratizando conhecimento e tecnologia independente de porte.

O desafio não é pequeno, se considerarmos que as empresas de bens de consumo não duráveis, supermercados e drogarias em mercados mais maduros como EUA e China, que praticam esse nível de precificação, chegam a trocar os preços até três vezes por dia em suas lojas ou sites. Mas gera vários benefícios para o varejista, aumenta margens, evita perdas e o torna mais competitivo perante os olhos do consumidor.

A InfoPrice oferece uma solução única e disruptiva de controle, monitoramento e inteligência de preços no varejo, utilizando devices de IoT, data analytics e inteligência artificial. O software de pricing desenvolvido pela startup e embarcado em uma plataforma SaaS (Software as a Service) auxilia o varejista de ponta a ponta, do monitoramento da concorrência até a precificação inteligente, cobrindo cinco grandes etapas da precificação: monitoramento dos dados da concorrência, retail analytics (mapeamento de oportunidades), gestão, sugestão e execução de preços e promoções.

“Data is the new oil,”, segundo Paulo Garcia, CEO da InfoPrice, que considera que a interconexão das cinco etapas gera mais valor do que as partes isoladas. O time investe muito em tecnologia para garantir que o cliente tenha uma ferramenta simples e acessível. “Queremos que a solução esteja disponível para todo o varejo. O varejista que souber como extrair as informações ganhará muito. A precificação inteligente gera um alto impacto em receita e lucratividade, pois lhe possibilita desenvolver uma estratégia de preços a partir da avaliação de um grande conjunto de informações, cálculos, pesquisas e insights. O objetivo é aproximar o valor das ofertas de uma empresa às melhores expectativas do seu consumidor”, afirma.

Paulo Garcia, CEO da InfoPrice.

A facilidade de acesso à informação traz eficiência, precisão e digitalização ao mundo físico. A partir dos recursos levantados com a rodada de investimento, a InfoPrice pretende beneficiar pequenos e médios varejistas, que contarão com o suporte de informações antes exclusivas a players maiores, podendo aumentar sua receita e competitividade no mercado. “Precificação inteligente é bola da vez quando falamos de eficiência e resultados no varejo”, adiciona Paulo Garcia, pontuando que o momento delicado da economia e inflação pede por uma diligência maior em preços, a fim de garantir o posicionamento da rede e não decepcionar os consumidores.

A experiência do time de fundadores e diretores, o crescimento comprovado da InfoPrice nos últimos anos e seu potencial de expansão da oferta de produtos para a captura de SMBs motivaram o investimento da Indicator Capital, que acredita que inovação, transformação digital e empreendedorismo são algumas das ferramentas mais poderosas para transformar o país, sua economia e promover o desenvolvimento de setores estratégicos.

Para Thomas Bittar, cofundador da Indicator Capital, “identificamos um grande potencial na expansão de oferta de produto para fechar todo o ciclo de inteligência de preços, um pilar importante para o modelo de varejo inteligente e autônomo. O nosso investimento vai além do capital. Nossa meta é ajudar a InfoPrice em sua estruturação, crescimento e na abertura de novas frentes comerciais, aplicando nossos pilares de Building Value Together®”.

O executivo acredita que a experiência do time da Indicator Capital em varejo vai agregar valor importante para a InfoPrice, suportando a expansão do modelo de negócio no mundo dos SMBs, assim como em outras verticais do varejo, como farma, vestuário, eletro, e-commerce, entre outros.

Para Marcel Malczewski, CEO e cofundador da TM3 Capital, “temos acompanhado de perto a evolução da estratégia da empresa, a evolução das ofertas e da performance da InfoPrice nos últimos anos. Estamos muito otimistas que, nesta nova fase que se inicia, a InfoPrice firmará a sua posição como a melhor e principal referência no Brasil em inteligência de preços para o varejo, ampliando a oferta de produtos para os varejistas de grande porte e desenvolvendo soluções adequadas às necessidades dos varejistas de pequeno e médio porte.”

“Nossa missão é fazer com que o varejista possa crescer e vender cada vez mais e melhor, aumentando sua receita por meio da tecnologia de dados”, finaliza o CEO da InfoPrice, Paulo Garcia.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.