Startup de design recebe aporte de R$ 1,2 milhão

Diversas ideias para colocar em prática. Pouco tempo para produzir o volume de peças necessárias. Quem já trabalhou na área de comunicação de grandes empresas conhece bem essa dor. A Faster também sabe disso. Com pouco menos de 1 ano no mercado, a startup, especializada em produzir peças de design gráfico para grandes empresas a fim de ajudar os times de comunicação e marketing a serem mais eficientes, já atende mais de 30 players, entre eles Ambev, L’occitane e Forno de Minas. Agora, dá mais um importante passo para o desenvolvimento de seu produto ao anunciar uma captação de R$ 1,2 milhão em rodada liderada pelo Fundo Anjo, gerido pela DOMO Invest.

Acompanharam a rodada investidores de peso como: Paulo Silveira (cofundador da Alura), Marco Fishben (cofundador da Descomplica), Gabriela Viana (ex-diretora de Marketing Corp Adobe Estados Unidos e atual VP de marketing da Afya), Roberto Grosman (ex-CEO da F.biz e COO da Descomplica) e Julio Zaguini (ex-diretor de relações com o mercado do Google e country manager da Botmaker), entre outros investidores. A startup conta ainda com Flávia Buchmann (CMO do unicórnio NotCo), Paulo Loeb e Marcello Hummel (CEO e COO da F.biz) como advisors.

“Percebemos que muitos projetos do setor de marketing das empresas estavam ficando engavetados porque o time não conseguia dar vazão a todas as peças de design que precisavam. As agências acabam demorando para entregar porque estão focadas nas grandes campanhas e a contratação de novos fornecedores freelancers é um processo que pode durar de 30 a 90 dias. Resolvemos essa dor, montando uma operação remota de design para qualquer empresa em 24 horas, dando a agilidade e flexibilidade que elas precisam para navegar pelos picos de demanda”, afirma o cofundador e CEO da Faster, Vitor Filipe.

A Faster foi lançada em outubro de 2020, após os fundadores Daniel Dahia e Vitor Filipe notarem uma demanda muito grande por artes que sinalizassem as medidas sanitárias para o retorno aos escritórios durante a pandemia. Essa demanda fez com que eles levantassem a seguinte questão: como empresas que possuem vários fornecedores diferentes e um time de comunicação tão sólido não conseguem produzir peças simples de design gráfico? Foi nesse contexto que perceberam que grandes empresas ainda tinham dificuldade de atender toda sua demanda de comunicação. Muitos projetos acabavam ficando parados, pois seus fornecedores (agências, freelancers e time interno) não tinham a flexibilidade e disponibilidade para produzir.

Squad Criativo

Quando um cliente decide testar o serviço, a Faster seleciona alguns dos melhores designers de seu time e compõe o que eles chamam de Squad Criativo, uma equipe composta por dois designers e um atendimento. Toda a gestão da produção das peças e o atendimento são feitos online. “Lançamos há pouco menos de 9 meses e já temos 30 contratos com líderes de setor, como Ambev, Loccitane e Forno de Minas, que usam o serviço para produzir centenas de peças de design gráfico mensalmente – de desdobramentos para campanhas de e-commerce, até materiais institucionais de comunicação interna. Nosso objetivo é dar liberdade para os times de comunicação das grandes empresas focarem no que importa”, conta Daniel Dahia, cofundador e CRO da Faster.

Franco Pontillo, gestor do Fundo e sócio na DOMO Invest, destaca o potencial do negócio no mercado. “No Brasil, existem mais de 30 mil médias e grandes empresas e boa parte delas tem demanda represadas de design gráfico. Podemos dizer que, em toda empresa, existe pelo menos um setor que está deixando de executar a sua estratégia simplesmente porque não consegue dar vazão ao número de peças gráficas. É um mercado endereçável de R$ 1,6 bilhão, somente no modelo de design gráfico, e com lacunas que o time da Faster vai preencher.”

Atualmente, a Faster conta com um time de 20 pessoas (incluindo uma equipe de 10 designers) e apresenta crescimento de 20% ao mês. Nos planos, pretende triplicar o tamanho em 1 ano e faturar R$ 6 milhões ainda em 2022.

Fotos em destaque: Daniel Dahia (cofundador e CRO) e Vitor Filipe (CEO e cofundador).


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.