A Indicator Capital, gestora brasileira de venture capital early-stage, investiu R$ 4 milhões na Monuv, plataforma que transforma qualquer câmera de segurança em um dispositivo inteligente aplicando Inteligência Artificial. Este é o primeiro aporte realizado pelo novo fundo Indicator 2 IoT FIP, especializado em Internet das Coisas (IoT) e Conectividade na América Latina, pouco mais de um mês após o lançamento, no mês de maio.

Os diferenciais que a Monuv apresenta como plataforma e seu potencial de mercado foram alguns dos fatores para a decisão da Indicator Capital. A startup oferece um software capaz de se conectar com qualquer câmera de segurança e aplicar Inteligência Artificial para gerar alertas em tempo real de forma autônoma. Mesmo uma câmera comum pode ser conectada à Monuv e gerar alertas como risco de invasão ao perímetro, presença ou ausência de indivíduos, tráfego e fluxo de pessoas e veículos, entre outros.

Derek Bittar, sócio-fundador da Indicator Capital, comenta: “Acompanhamos a evolução da Monuv por dois anos, antes mesmo do edital que originou o fundo Indicator 2 IoT. Nesse período de bootstrap, a startup mais do que dobrou sua receita anualmente e tem o potencial de revolucionar o mercado nacional de monitoramento por câmeras”.

A possibilidade de integração com praticamente todos os aparelhos atualmente disponíveis no mercado e a melhora na experiência do usuário fazem parte da estratégia da Monuv para se tornar o novo padrão de referência na indústria.

“Com este capital, vamos acelerar nosso propósito de revolucionar a forma como as pessoas e empresas usam suas câmeras de segurança. Transformar uma câmera comum em smart provocará uma disrupção tão marcante quanto a chegada dos smartphones. Vamos aprimorar toda a jornada do cliente conectando o dono da câmera e o instalador à nossa tecnologia, garantindo ao usuário uma experiência inovadora e ao instalador um modelo de negócio mais eficiente e sustentável”, comenta Camila Rissi, cofundadora e CEO da Monuv.

A Indicator Capital também identificou a sustentabilidade como um fator positivo fundamental para o aporte. O Software as a Service (SaaS) da Monuv ao ser conectado aos equipamentos otimiza o hardware existente, tornando-o mais inteligente, evitando o descarte das câmeras e, consequentemente, a geração de lixo eletrônico.

Aplicação do propósito de ‘investir para o bem’ e construção de valor

A Monuv se alinha ao propósito da Indicator Capital de ‘investir para o bem’. De acordo com as métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), a plataforma está alinhada aos objetivos 8, de Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 11, de Cidades e Comunidades Sustentáveis e 12, de Produção e Consumo Sustentáveis. O modelo de negócio da Monuv proporciona a milhares de instaladores de segurança a oportunidade de obter uma receita recorrente e de escalar seu pequeno negócio com uma operação mais moderna e inteligente. A plataforma privilegia o conceito de segurança coletiva, contribuindo para espaços e cidades mais seguras. Além disso, aumenta a capacidade de uso das câmeras existentes, reduzindo a geração de resíduos eletrônicos.

Com a realização do investimento, a Indicator Capital passa a atuar de forma mais próxima à Monuv e seus fundadores, dando apoio no planejamento estratégico, na estruturação da Governança Corporativa, na aceleração da tecnologia e no crescimento do negócio, visando uma futura rodada de Série A com outros investidores. Derek Bittar será o representante do fundo no Conselho de Administração da companhia e terá o papel de aplicar a metodologia proprietária de construção de valor conjunta, Building Value Together®.

Fundo deve fazer outros investimentos ainda esse ano

Com duração de 10 anos, o fundo investirá em até 30 empresas em estágio inicial (Seed e Serie A). Outros seis deles estão previstos para ocorrer até o final do ano. “Estamos finalizando mais dois investimentos, que são muito distintos da solução da Monuv”, completa Derek Bittar.

Foto de destaque: Derek Bittar, sócio-fundador da Indicator Capital


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.