Startup que apoia empresas a se tornarem mais digitais recebe aporte de R$ 120 milhões

A Sensedia, plataforma de API Management, que oferece estratégia, design e operação de APIs para ajudar as maiores empresas do Brasil em suas jornadas de transformação digital, recebeu uma rodada de investimento de R$ 120 milhões, liderada pela Riverwood Capital

O aporte será destinado à expansão do suporte às enterprises em suas jornadas digitais, à aceleração de produtos e, também, em sua estratégia de expansão geográfica. Com isso, a empresa quer fortalecer sua atuação junto ao mercado, nacional e internacional, contribuindo para a habilitação de um mundo mais digital, conectado e aberto.

“Temos sido uma empresa em rápido crescimento e a parceria com a Riverwood irá acelerar ainda mais nossa capacidade de responder às demandas internacionais”, disse Marcílio Oliveira, Cofundador e CGO da Sensedia. 

A Sensedia cresceu mais de 115% CAGR (Compound Annual Growth Rate) entre 2014 e 2020 com uma oferta abrangente em APIs e microsserviços. Para se ter uma ideia, somente nos dois últimos anos, a empresa registrou um aumento de 160% na demanda por sua API Platform (e um crescimento de 4X no tráfego de APIs), em função da aceleração digital do mercado.

A Companhia atende grandes clientes em todo o mundo, com sete escritórios no Brasil, Peru, Colômbia e Reino Unido. Só nos primeiros meses de 2021, a equipe da Sensedia cresceu mais de 20%, com uma expectativa de chegar a mais de 650 até o final do ano.

APIs e Microsserviços são a fundação de iniciativas digitais 

Nos anos recentes, a adoção de Cloud cresceu exponencialmente e para aproveitar a elasticidade da nuvem, as empresas estão redesenhando aplicações monolíticas em microsserviços, a fim de entregar novas experiências digitais. De acordo com o Gartner, “Microsserviços, Event-Driven APIs, hybrid/multi-cloud e APIs Produtizadas estão transformando a maneira como as APIs são desenhadas, implementadas e governadas.

“As empresas que querem integrar os canais digitais, alavancar ecossistemas e criar uma arquitetura cloud-native estão endereçando esse tema por meio de uma estratégia de integração moderna. APIs e Microsserviços são a fundação de iniciativas digitais que irão preparar as empresas para o futuro”, afirma Kleber Bacili, CEO e Cofundador da Sensedia.

A Sensedia Platform permite aos clientes escalar arquiteturas baseadas em APIs e endereçar necessidades relacionadas à segurança, governança, monetização e engajamento com desenvolvedores. A expertise de longa data da Sensedia em APIs como habilitadoras de estratégias digitais, desempenha um papel importante em múltiplos setores, mais notavelmente em ajudar a estabelecer definições e interfaces, o que é demonstrado pelo envolvimento nos padrões da regulação de Open Banking.

“À medida que a digitalização da economia se acelera, as empresas precisam, cada vez mais, criar, expor e gerenciar APIs para interagir com seus parceiros do ecossistema”, ressalta Francisco Alvarez-Demalde, cofundador e executivo da Riverwood Capital. “Estamos entusiasmados com a parceria com esta equipe talentosa, pois eles enfrentam esses desafios de frente e com uma mentalidade global”.

“Como um investidor global, Riverwood é o parceiro certo para nos ajudar a escrever os próximos capítulos da nossa trajetória”, comemora Marcílio Oliveira, da Sensedia.

* Foto de destaque: Kleber Bacili (à esquerda) e Marcilio Oliveira (à direita).


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.