Startup de soluções para condomínios recebe aporte da Iporanga Ventures

Uma startup focada em trazer soluções diversas para empresas de portaria, portaria remota, moradores, síndicos e gestores de condomínios é a nova investida da gestora de venture capital Iporanga Ventures. O eCondos recebeu seu primeiro aporte institucional, que será usado para ampliar a equipe e aprimorar as tecnologias oferecidas. Os valores não serão divulgados.

A startup desenvolveu um sistema completo de gestão de condomínios que, além da interface interna para colaboradores, oferece um aplicativo de fácil interação para condôminos. O app permite o controle e monitoramento de acesso, a reserva de espaços comuns, como salões de festa, piscina, academia e brinquedoteca e registro de ocorrências, além de facilitar a gestão, manutenção e comunicação entre colaboradores e condôminos. 

“Eu e o Juliano Guimarães sempre moramos em condomínio, e ao longo do tempo percebemos uma brecha bem grande relacionada à operação interna. Na época, não existiam grandes players nessa área, não havia um app para moradores”, diz Ricardo Paiva, CEO da empresa. Ele conheceu seu primeiro sócio logo após se formar em engenharia de computação no ITA. “Depois o Juliano convenceu o Alex Bahr a entrar no negócio, quando tínhamos apenas o PowerPoint.” 

Os sócios são do interior de São Paulo e começaram ofertando uma primeira versão do seu aplicativo em condomínios da região em 2016. A grande escalada do negócio, no entanto, veio com duas percepções: a primeira, a de trazer os usuários para perto e entender as verdadeiras necessidades de porteiros, moradores e síndicos, ouvindo os clientes de forma ativa; a segunda, a de realizar parcerias com empresas do setor que poderiam oferecer o aplicativo junto a seus serviços. 

“Decidimos focar em controle de acesso, desenvolvemos um software mais moderno e com preço mais atrativo, e aí fizemos a integração com os principais hardwares de mercado. Isso chamou a atenção de quem faz integração de sistemas para condomínio, segurança, zeladoria etc. Fechamos grandes parcerias na região do Vale do Paraíba e essas empresas se tornaram nossos grandes vendedores”, diz Rafael Luckez, sócio e líder técnico. Hoje a empresa oferece integração com os sistemas da Intelbras, Nice, Control-Id, uTech e Hikvision.

O aplicativo dialoga com portarias presenciais ou remotas e alerta os moradores sobre a chegada de visitas. É possível também fazer a pré-liberação de entradas usando QR Code, reconhecimento facial ou reconhecimento da placa veicular, ou tecnologias mais tradicionais, como cartões, senhas e biometria. O eCondos também desenvolve uma tecnologia white label, para ser ofertada com a marca da empresa parceira, agregando valor à venda. 

“Ainda hoje há condomínios que fazem controle de entrada em planilhas de Excel impressas, na caneta. Há um mercado gigantesco e pronto para ser explorado pela frente, com várias ramificações e possibilidades”, diz Leonardo Teixeira, sócio da Iporanga Ventures.  

São mais de 300 condomínios usando o sistema atualmente, com 50 mil usuários na rede. Mais de 95 mil reservas de espaços comuns já foram feitas, uma prática que cresceu particularmente com a pandemia, como forma de diminuir o contato físico entre moradores. Mas o app também favorece a troca social entre eles, permitindo que sejam feitas assembleias virtuais, por exemplo. No último ano, a startup viu seu faturamento crescer em 300%. 

A Iporanga liderou a rodada de investimento, que contou com mais cinco investidores-anjos. Para os próximos meses, a startup pretende aumentar a equipe, reforçando as áreas de tecnologia e comercial, além do leque de parceiros e serviços integrados, incluindo, por exemplo, serviços de segurança que identifiquem placas de carro e rostos suspeitos. 


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.