Agtech recebe aporte de R$ 5 milhões de multinacional de biotecnologia

O agricultor vive constante evolução no potencial produtivo das lavouras, além das crescentes demandas por alimentos produzidos dentro de práticas sustentáveis. Isso traz desafios e oportunidades na busca de mais eficiência nas fazendas, o que para o agricultor pode trazer mais rentabilidade e qualidade. As decisões de implementação de novas tecnologias e práticas são difíceis, pois a forma de medi-las é, de maneira geral, empírica e pouco confiável aos olhos do produtor. Com este cenário, a inteligência artificial e os algoritmos ganham nova força no campo.

Alinhada historicamente às demandas do produtor e à performance das plantas, o Grupo Stoller, líder mundial na nutrição, fisiologia vegetal e fixação biológica de Nitrogênio, investiu cerca de R$5 milhões na Cromai, AgTech posicionada entre as cinco startups mais promissoras do mundo em Visão Computacional para Agricultura, segundo pesquisa da Startup Insights.

“A participação societária na Cromai é um passo importante para oferecer ao agricultor serviços digitais que o ajudem a fazer a gestão de sua propriedade de forma mais assertiva. Esse movimento está alinhado com nosso propósito de construir soluções inovadoras e sustentáveis, ao lado de nossos clientes e parceiros”, analisa Rodrigo Ferreira de Oliveira, vice-presidente Mercosul/Ásia/Oceania do Grupo Stoller. 

O desenvolvimento da inteligência artificial aplicada ao campo pelas duas empresas ocorre há três safras. Em 2022 estará disponível aos produtores de café. A partir de 2023, estão previstos lançamentos para cana-de-açúcar e grandes culturas, em especial para soja, milho e algodão. O projeto inicia-se no Brasil, mas expande integrando um projeto global do Grupo Stoller, presente em 56 países.

“Estamos muito animados com essa nova etapa da Cromai. Ampliaremos a atuação em campo com a digitalização do manejo agronômico. O momento é promissor e uma parceria desse porte nos possibilita levar, a mais produtores, essa inovação de alto nível tecnológico com resultados transformadores”, comenta Guilherme Barros Castro, cofundador e CEO da Cromai. 

Guilherme Barros Castro, cofundador e CEO da Cromai.

O produtor poderá decidir as ações de manejo através da análise das informações coletadas em tempo real, além do diagnóstico sobre o desenvolvimento fisiológico e estado nutricional das plantas, nível de cobertura vegetal, estande de plantas, temperatura foliar, identificação de plantas daninhas e classificação da maturidade dos frutos nas culturas de cana de açúcar, café e soja.

A Cromai investirá no aumento de seu time e no desenvolvimento e aprimoramento do portfólio de produtos e tecnologias, como softwares, aplicativos e sensores que embarcam os algoritmos de inteligência artificial. A empresa trabalha com o que há de mais avançado, destacando-se com modelos treinados com milhões de imagens de plantas com metodologias proprietárias exclusivas. Com um crescimento acelerado, aumentando sua presença na cultura de cana-de-açúcar de 1 usina em 2019 para 6 em 2020 e 10 no segundo trimestre de 2021, somado à parceria com a Stoller, a Cromai pretende alcançar o número de 40 usinas em 2 anos.

“Sem dúvida, essa parceria é mais um exemplo do pioneirismo da Stoller, que trará ainda mais possibilidades ao agricultor de usufruir de tecnologias de última geração em sensores e de inteligência artificial. Isso permitirá um monitoramento preciso do funcionamento das plantas e suas interações com o ambiente, para que os agricultores possam adotar manejos mais assertivos sob o ponto de vista da fisiologia da planta.”, comenta Stella Cato, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na Stoller do Brasil.

A LKC Capital atuou como assessora financeira exclusiva da Cromai na transação. A assessoria jurídica ficou a cargo da WFaria Advogados, através da sócia Bia Kowalewski. Atuaram ainda Karla Coachman, na assessoria aos acionistas minoritários, e Guilherme Bastos, do escritório Lemos Advogados, assessorando a Stoller.

Foto de destaque: Rodrigo Ferreira de Oliveira, vice-presidente Mercosul/Ásia/Oceania do Grupo Stoller.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.