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VidMob recebe aporte de US$ 50 milhões para expandir atuação global

A VidMob, plataforma líder em Intelligent Creative, recebeu um aporte Série C de US$50 milhões – cerca de R$ 270 milhões – de um grupo de fundos, investidores estratégicos e empresas influentes no mercado de tecnologia criativa. A nova rodada apoiará a expansão global da VidMob, novas iniciativas em e-commerce, investimento contínuo em tecnologia avançada e ciência de dados para auxiliar os profissionais de marketing a maximizar o valor dos criativos de publicidade.

Esse investimento conta ainda com a participação da Adobe, líder global em software de criatividade digital; Shutterstock, uma das maiores empresas de ativos de mídia no mundo; Spruce House Partnership, Prefix Capital, BuildGroup, Interlock Partners, Macanta e líderes importantes da indústria e tecnologia como Michael Kassan, Nick Brien e Thomas Tull, entre outros.

César Melo, ex-presidente da Mondelez e PepsiCo, CEO da Foster Grant e VP da Colgate-Palmolive também está participando da rodada como investidor, e agora ocupa uma cadeira no conselho da VidMob. Em rodadas anteriores, a empresa arrecadou quase US$100 milhões para expandir sua plataforma inovadora de Intelligent Creative.  

História da VidMob

A VidMob foi pioneira em utilizar inteligência artificial para medir o desempenho de peças criativas, auxiliando os profissionais de marketing a otimizar o design de anúncios para campanhas mais eficientes e impactantes.

A plataforma Intelligent Creative, desenvolvida pela companhia, unifica os dados criativos e conecta as marcas a uma rede global de criadores de conteúdo treinados em práticas recomendadas e atualizadas para cada canal de mídia digital e formato de anúncio. Originalmente focada em parcerias com as principais plataformas sociais, a VidMob expandiu sua distribuição para incluir líderes na web programática e CTV/OTT.  

“Todas as outras áreas de operações corporativas foram positivamente impactadas por plataformas de softwares, aumentando sua eficiência e usando dados para levar inteligência à tomada de decisões”, diz Alex Collmer, fundador e CEO da VidMob. “Estes recursos e essas novas relações serão um poderoso acelerador de nosso compromisso de construir e implantar uma plataforma que ajude os profissionais de marketing a se prepararem para as necessidades do futuro, ao mesmo tempo que respeita o papel insubstituível da criatividade humana e sem nunca perder de vista nossa missão de desenvolver a criatividade para o melhor”, explica.

“O desempenho criativo não era mensurado enquanto a indústria publicitária se concentrava em tecnologias para medir o retorno dos gastos com mídia”, afirma Lynda Clarizio, ex-presidente da Nielsen US Media e investidora na rodada. “A plataforma de Intelligent Creative resolve essa necessidade que há muito não é atendida, oferecendo aos profissionais de marketing uma plataforma escalável entre os canais de comunicação para medir o impacto da criatividade na obtenção de objetivos de campanha e otimizar e melhorar o processo criativo”. 

“Ficamos impressionados com o poder dos modelos de aprendizagem de Inteligência Criativa da VidMob”, diz Owen Van Natta, sócio da Prefix Capital e ex-vice-presidente de Negócios Mundiais e Desenvolvimento Corporativo da Amazon. “O modelo ‘services-in-the-loop’ da VidMob, aliado à integração de seu mercado criativo, é uma construção incomparável em sua capacidade de aprendizagem”. 

O ex-vice-presidente executivo do Omnicom Media Group, e anteriormente CEO global da OMD, Aegis Media e MEC, Mainardo de Nardis, que também investiu nesta rodada, acrescentou: “Tive o privilégio de fazer parte de um grupo de pessoas que transformou o modelo de publicidade full-service, separando a mídia da criatividade, em um momento em que os anunciantes exigiam serviços estratégicos de mídia independentes. Isso foi há 30 anos. Hoje, estou feliz por estar fazendo exatamente o oposto. O poder da plataforma de dados da VidMob está em sua capacidade de unir mídia e criativos, reunindo as várias camadas da indústria, plataformas de publicidade e marcas a agências”.

César Melo afirma que “como líder comercial, sempre busquei criar um ecossistema eficiente, onde pudéssemos desenvolver conteúdo de forma mais rápida, mais inteligente, informada e mais econômica, para envolver o consumidor em todo o mundo e construir marcas de forma diferente. Quando descobri a VidMob enquanto tentava fazer isso na PepsiCo, fiquei impressionado com a combinação de tecnologia e criatividade humana. E quanto mais vejo, mais gosto. A VidMob está criando uma nova categoria, chamada ‘Intelligent Creative’.”

Insights

Em 2020, foi reconhecida pela Frost & Sullivan com o prêmio “Creative Intelligence Innovation Leadership” por sua plataforma capaz de ajudar marcas a aumentarem o ROI de marketing com anúncios informados por dados.

Ilustrando a capacidade pioneira de análise da empresa, um recente estudo da VidMob analisou um total de 8.366 anúncios em 35 marcas de varejo e e-commerce, que geraram mais de 28.000 tags de visão computacional e 1,67 bilhão de impressões combinadas. A análise dos dados apontou, por exemplo, que anúncios em vídeo geraram 48% mais vendas do que anúncios estáticos e que a duração ideal do anúncio em vídeo foi de 10 a 15 segundos.

Crescimento

No último ano, a VidMob declarou um crescimento exponencial de 8 vezes na região da América Latina, pretendendo triplicar o resultado durante 2021. “A Vidmob se adaptou muito rápido às novas circunstâncias e conseguiu ajudar muitos clientes que estavam com dificuldade em conseguir conteúdos de qualidade para colocar em campanhas. Conseguimos uma rentabilização dos orçamentos dos clientes, com um retorno muito elevado”, comenta Miguel Caeiro, Head of Latam da VidMob. Atualmente, a empresa se prepara para um crescimento ainda mais agressivo na região, e está com vagas abertas para profissionais da região.  

Para os próximos meses, Miguel prevê uma tendência que promete se consolidar nas peças publicitárias. “Se tivesse que resumir num único fator, seria o vídeo como conteúdo/formato rei”, diz.

Camilo Barros e Miguel Caeiro, da VidMob (Crédito: Divulgação/VidMob).

“A contribuição da VidMob para as pretensões criativas das marcas da Diageo tem sido estimulante para os nossos resultados.  As análises e recomendações nas peças de e-commerce trouxeram insights significativos e já estamos rodando assets com 20% a mais de performance. Sabemos que a otimização criativa representa mais de 50% da eficiência total de campanha e ter a VidMob como parceira nessa jornada empodera a nossa inteligência criativa e cria soluções inimagináveis em nossas estratégias de comunicação”, destaca Marco Frade, Head de Media, Digital & CRM da Diageo. 

A empresa também vem apoiando grandes agências a potencializar a criatividade de suas equipes. “Na AlmapBBDO, colocamos a criatividade no centro de tudo para gerar crescimento para os negócios dos nossos clientes. É isso que buscamos em nossos parceiros e foi isso o que encontramos na VidMob: uma soma que potencializa a nossa proposta de valor, de uma criatividade com foco em crescimento”, afirma Filipe Bartholomeu, CEO da Almap BBDO.

A VidMob doa uma parte de cada dólar ganho para financiar o Intelligent Creative para organizações sem fins lucrativos por meio do VidMob Gives que já apoiou 84 NPOs em 63 países. Em 2020, a VidMob Gives ajudou a arrecadar mais de $20 milhões em parceria com organizações como a Fundação CDC, Fundação das Nações Unidas, Igualdade Agora e a Casa Ronald McDonald.


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