O SAS, companhia global especializada em analytics, anunciou a aquisição da Boemska, uma empresa de pequeno porte que oferece desenvolvimento de aplicações e gerenciamento de cargas de trabalho de analytics em nuvem. A aquisição está alinhada com a estratégia do SAS em aprimorar ainda mais a sua plataforma Viya com um conjunto de recursos que impulsionam a migração de seus clientes para o ambiente em nuvem. O valor do negócio não foi divulgado. 

Com sede em Londres e centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) na Sérvia, a Boemska, que já atuava como parceiro tecnológico do SAS, será imediatamente integrada à companhia. Sua carteira de clientes globais conta com grandes empresas em diversos segmentos, incluindo clientes do SAS na indústria financeira e no setor de saúde. 

As principais tecnologias da Boemska serão integradas ao SAS Viya, incluindo um recurso nativo em nuvem, que permite a portabilidade de modelos SAS e de código aberto para aplicativos móveis e aplicações corporativas, e uma ferramenta de gerenciamento de cargas de trabalho que facilita a migração para a nuvem garantindo a eficiência de custos. 

As integrações permitirão o desenvolvimento e a execução de modelos usando tecnologias low-code/no-code para executar tarefas específicas – como antecipação de fraudes, identificação de problemas na linha de produção, entre outros -, ao mesmo tempo em que trarão visibilidade para as carga de trabalho SAS rodando em ambientes compartilhados, aumentando a confiança dos clientes na migração de analytics para a nuvem. 

“O SAS está em uma jornada para habilitar o uso de Inteligência Artificial e analytics para todos, em qualquer lugar”, afirmou o Chief Technology Officer da companhia, Bryan Harris. “Não apenas transformamos a maneira como construímos e entregamos software com as atualizações recentes do SAS Viya e da parceria com a Microsoft, mas também a velocidade e a maneira com que os clientes podem obter valor. O SAS é reconhecido como líder em soluções de analytics para aplicações empresariais. A tecnologia da Boemska coloca o SAS ainda mais perto de onde as decisões são tomadas e disponível em provedores de nuvem para desenvolvedores”.

“Estamos entusiasmados por nos juntar à família SAS e ajudar na transição dos clientes para a nuvem de uma maneira econômica e poderosa”, afirmou Nikola Markovic, diretor de Tecnologia da Boemska. “Esperamos entregar de forma colaborativa, com um tempo de execução otimizado e reduzido, aplicações de analytics, ao mesmo tempo em que aprimoramos a capacidade de migração para a nuvem”.

De acordo com Gavin Day, vice-presidente sênior de Tecnologia do SAS, a tecnologia Boemska será incorporada à plataforma Viya nos próximos meses, oferecendo aos clientes uma grande vantagem competitiva quando se trata de integração de analytics e implementação em nuvem. “A evolução de nossas soluções de analytics para serem nativas em nuvem exige que pensemos amplamente sobre como podemos tornar o SAS mais abrangente, especialmente à medida que o número de aplicativos no mercado se multiplicar”, ressaltou Day. “A aquisição da Boemska ajuda a manter o SAS na vanguarda da inovação”, finalizou.